Respostas
A sociedade mineradora, o período na história colonial quando o ouro foi descoberto no Brasil, se diferenciava da sociedade canavieira pelo fato ser urbana, embora houve também concentração de rendas e uso da mão de obra escrava nesta sociedade.
Havia camadas sociais ricas, como os que promoviam as grandes empreitadas mineiras, camadas médias, como os profissionais liberais que trabalhavam nas cidades e os mineradores individuais, e camadas pobres, principalmente os escravos que eram usados como mão de obra barata para as tarefas mais perigosas na mina.
A sociedade mineradora era composta por algumas camadas sociais, onde no topo encontravam-se os grandes, camada formada pelos mineradores, pelos altos funcionários da coroa, comerciantes, fazendeiros e administradores das minas.
Na composição da sociedade mineradora, logo abaixo estava os médios, camada dos mascates, profissionais diversos, os artesãos, tropeiros e proprietários das pequenas vendas e os faiscadores (mineradores independentes)
A última camada social da sociedade mineradora era formada por pessoas vivendo em locais em más condições, desempregados, criminosos, trabalhadores que recebiam pouco, etc.
Para mais sobre a sociedade do período colonial, visite:
https://brainly.com.br/tarefa/19536767