• Matéria: História
  • Autor: anasilva39
  • Perguntado 9 anos atrás

As ideias de diversas correntes marxistas deram as bases teóricas das grandes revoluções políticas no século XX: a Revolução Russa de 1917, a Revolução Chinesa de 1949 e a Revolução Cubana de 1959. 

Nos três exemplos citados, a inspiração marxista pode ser identificada 

 a)

no Anarquismo, que propunha a destruição da propriedade privada e a abolição das hierarquias dentro do Estado, e que serviu de base norteadora para essas revoluções.

 b)

no combate ao Capitalismo, visando à formação de um mundo novo, que aboliria a desigualdade social e integraria o proletariado no cenário da política.

 c)

na forte vinculação existente entre as propostas dos revolucionários e aquelas defendidas pelo Liberalismo, sobretudo a defesa dos interesses dos trabalhadores.

 d)

na condução do processo revolucionário por um conjunto de partidos políticos defensores do Socialismo, sob lideranças camponesas, mas com frágil repercussão no proletariado.

Respostas

respondido por: vanessafonntoura
148

Olá!

A alternativa correta é:

a)  no Anarquismo, que propunha a destruição da propriedade privada e a abolição das hierarquias dentro do Estado, e que serviu de base norteadora para essas revoluções.

Nos três exemplos citados vemos o mesmo combate da propriedade privada no qual se aboliria as hierarquias dentro do Estado, diminuindo as desigualdades sociais dentro do país e que serviu de base para as revoluções mencionadas.

O anarquismo como ideologia política vai contra todo o tipo de hierarquização, em qualquer âmbito que seja, político, social, econômico. Anarquismo é uma ideologia política que se opõe a todo tipo de hierarquia e dominação, seja ela política, econômica, ou contra o Estado, o capitalismo, as instituições religiosas, o racismo e o patriarcado.

Espero ter ajudado.

Perguntas similares