• Matéria: História
  • Autor: carollinaaa
  • Perguntado 9 anos atrás

explique o que foi o terror jacobino?

Respostas

respondido por: anitamaltez
14
 A certeza de que o terror poderia purgar uma sociedade inteira, fazendo da guilhotina um instrumento da implantação da virtude, cegou os jacobinos mais extremados. Não souberam quando parar. Os movimentos de Robespierre e seus partidários tornam-se confusos, quase erráticos. De um lado, em 14 de março de 1794, tratou de eliminar os extremistas da esquerda, os irados do padre Roux e os hebertistas, que formavam boa parte do clube dos Cordeliers, em seguida, no final daquele mês de março, voltou-se contra à direita, os indulgentes de Danton, Desmoulins, Philippeaux e Delacroix. 


O fechamento do clube jacobino (novembro de 1794) 
Por fim, deu para ameaçar a todos os convencionais, os centristas do marais (o pântano). Corria o boato que 32 convencionais seriam presos e guilhotinados em breve. A impressão que a tirania de Robespierre causou é que a máquina de decepar cabeças, acionada por ele, tinha assumido vida própria, decapitando a torto a direito, sem que ninguém mais conseguisse desligá-la. Até que, ao dar-se o Golpe do Termidor, em 28 de julho de 1794, o terrível aparelho voltou-se contra ele e seus próximos (Saint-Just, Couthon, Hanriot, Robespierre, o jovem, etc.). Os demais líderes jacobinos que sobreviveram ao desastre do 9 do Termidor foram enviados para o desterro na Guiana francesa, nas bordas da floresta amazônica (Coloth d'Herbois, Billaud Varenne, Francóis Barthélemy, e outros).

carollinaaa: poderia dar o resumo?
respondido por: havillanaara
25
Na Revolução Francesa, o período do Terror, ou simplesmente O TERROR, foi um período compreendido entre agosto de 1792 (queda dos girondinos) e 27 de julho de 1794 (prisão de Maximilien de Robespierre, ex-líder dos jacobinos) que foi um precursor da ideia de um terrorismo de estado nos séculos posteriores
Perguntas similares