• Matéria: História
  • Autor: minamitodoko
  • Perguntado 9 anos atrás

Porque havia diferenças entre a estrutura de pensamentos do mundo feudal europeu e bizantino??a que podemos atribuir essas diferenças?

Respostas

respondido por: YagoLeander
0
O Império Bizantino era totalmente alheio as definições de Idade Média que vemos na Europa. Roma após a divisão por Teodósio se dividiu em duas faces, uma ao Ocidente cuja a capital permaneceu em Milão e outra, ao Oriente cuja a capital foi declarada em Constantinopla, antiga colônia grega de nome Bizâncio. Enquanto a face Ocidental se destruía devido as invasões bárbaras, a face Oriental se tornava vitoriosa.
O Império Bizantino não era comum, era urbanizado, estruturado e apesar de adotar uma política de Cesaropapismo se tornou estruturada. Neste Império as relações com a fé eram presentes em sua extensão, a presença de um rei era centralizadora e ao mesmo tempo de grande utilidade para a formação de um Império de grande equilíbrio como o Bizantino.
Se torna alheio aos pensamentos e pré-conceitos do resto da Idade Média europeia? Sim, pois de fato era. Enquanto parte da Europa sofria com expansionismo desestruturado, governos centralizadores que só atendiam aos interesses da coroa, o Império Bizantino fazia jus ao título, era estruturado, fortificado pela fé e pelo governo e acima de tudo não se permitiu destruir por totalmente em pobreza ou peste.
Perguntas similares