• Matéria: Biologia
  • Autor: stelinhamartin
  • Perguntado 9 anos atrás

O governo brasileiro respondeu às críticas da Organização das Nações Unidas (ONU) em relação ao desastre de Mariana dizendo que cabe às empresas a "principal responsabilidade" pelo rompimento da barragem, em 2015.
"Deve ficar claro que, em casos como o colapso da barragem de Fundão, a principal responsabilidade sobre a reparação recai sobre as empresas diretamente envolvidas no assunto, como ficou estabelecido num acordo assinado no dia 2 de março de 2016 entre Samarco, Vale, BHP Billiton com autoridades para remediar os impactos de direitos humanos, restabelecer o meio ambiente e restaurar as atividades socioeconômicas afetadas", disse a embaixadora do Brasil na ONU, Regina Dunlop.
 
(Adaptado de: . Acesso em: 17 jun. 2016)
 
Com base no texto acima e na responsabilidade pelo acidente ocorrido com o rompimento da barragem de Fundão, em Mariana, pode-se afirmar que:
Escolha uma:
a. Perante a ONU, o governo brasileiro posicionou-se afirmando que a responsabilidade sobre o acidente de Mariana é das empresas relacionadas a ele.
b. Não há como inferir sobre os responsáveis pelo acidente ocorrido em Marina, uma vez que não há legislação federal que oficialize sobre a responsabilidade social e ambiental em casos como estes.
c. Em casos de acidentes ambientais, como o colapso da barragem de Fundão, a principal responsabilidade ambiental é das empresas diretamente envolvidas no assunto, entretanto, a responsabilidade social recai sobre o Governo Federal.
d. As afirmações da empresa Samarco justificam que a responsabilidade sobre o acidente ocorrido é do Governo Federal.
e. De acordo com a embaixadora da ONU, Regina Dunlop, o Governo Federal deve remediar os impactos de direitos humanos, restabelecer o meio ambiente e restaurar as atividades socioeconômicas afetadas.

Respostas

respondido por: sssmartins
32
a. Perante a ONU, o governo brasileiro posicionou-se afirmando que a responsabilidade sobre o acidente de Mariana é das empresas relacionadas a ele.

lorenaksouza: Perante a ONU, o governo brasileiro posicionou-se afirmando que a responsabilidade sobre o acidente de Mariana é das empresas relacionadas a ele.
davirangel99: è claro o brasil não quer assumir responsabilidade nenhuma
Perguntas similares