Respostas
Resposta:Napoleão Bonaparte e seus governos
Napoleão Bonaparte era um jovem general que vivia na França e que começou a ganhar notoriedade durante a Revolução Francesa.
No dia 09 de novembro de 1799, ou 18 do BRUMÁRIO, Napoleão assumiu o poder por meio de um golpe de Estado. Com isso, ele dissolveu o Diretório e suas Assembleias, aprovou uma nova Constituição e criou o seu primeiro governo, o CONSULADO, denominado dessa forma, porque nessa época, a França era governada por três cônsules, sendo o primeiro deles o próprio Napoleão Bonaparte. Durante o Consulado, Napoleão passou a governar a França. Em menos de cinco anos, concentrou poderes, tornou-se cônsul vitalício e se autoproclamou Imperador.
No seu segundo mandato, o IMPÉRIO, convencido de que era necessário barrar o poderio inglês para que a França tivesse sucesso em expandir seus domínios por toda a Europa, Napoleão decretou o BLOQUEIO CONTINENTAL (onde nenhum estado da Europa continental poderia manter relações econômicas com a Inglaterra, sob a ameaça de que, caso descumprisse tal medida, teria seus territórios ocupados pela França). Após o Bloqueio Continental, a Inglaterra passou a dificultar as relações comerciais entre as nações europeias e suas colônias. Com isso, países como Portugal e Rússia começaram a ter problemas em suas economias, porque dependiam de produtos da Inglaterra. Com isso, a Família Real Portuguesa fugiu para o Brasil em busca de recursos naturais e recuperação de sua economia.
Em 1811, a Rússia rompeu o Bloqueio Continental, então Napoleão decidiu invadir seu território. Para combater o exército francês, os russos utilizaram a tática bélica conhecida como Terra Arrasada, que consiste em recuar destruindo agricultura e os pastos, queimando casas e contaminando água dos locais por onde passavam, dificultando, assim, o abastecimento do exército adversário.
Ao chegarem próximo a Moscou, capital da Rússia, o inverno rigoroso castigou os franceses. Sem água, comida ou pastos para os animais, o exército de Napoleão foi arrasado. Dos cerca de 600 mil soldados que foram à guerra, mas de 500 mil morreram.
Napoleão retornou à França, derrotado, sem apoio político ou popular, abdicou de seu cargo e foi exilado na Ilha de Elba, no mar Mediterrâneo. O governo francês ficou a cargo de Luís XVIII.
No ano de 1815, ciente da insatisfação popular com o governo de Luís XVIII, Napoleão fugiu da ilha de Elba e se dirigiu a Paris. As tropas enviadas por Luís XVIII para combater Napoleão se juntaram a ele. Ovacionado pela população e com suporte do exército real, Bonaparte permaneceu na capital francesa, Luís XVIII fugiu da França e, já liderando um pequeno exército, Napoleão voltou ao governo, iniciando assim o seu terceiro governo, o GOVERNO DE CEM DIAS, como o próprio nome diz, durou apenas cem dias.
Em junho de 1815, Napoleão foi derrotado definitivamente, na durante a Batalha de Waterloo, na Bélgica, esse acontecimento ficou conhecido como a Batalha de Waterloo. Preso por seus inimigos, liderados pela Inglaterra, Napoleão foi enviado para a Ilha de Santa Helena, no meio do Atlântico, onde permaneceu até sua morte, no ano de 1821.