Respostas
essa região concentra as principais economias do continente: Alemanha, França, Itália e Reino Unido, além da Holanda, Suécia e Suíça. A Europa é circundada por várias regiões com economias problemáticas, como a África, Oriente Médio, Europa Oriental e, mais distante, o Sul e Sudeste Asiático.
Quando, nos anos 60 (século XX), os países acima citados começaram a apresentar um desenvolvimento mais acelerado, libertando-se dos problemas gerados pela Segunda Guerra Mundial, teve início a imigração. Em princípio, ela ocorreu na própria Europa (migração intracontinental), dos países mais pobres, como Portugal, Irlanda, Grécia, Espanha, e Turquia em direção aos países centrais. Mais tarde, também começaram a chegar os imigrantes de outros continentes (migração intercontinental’), os quais eram bem-vindos à medida que forneciam mão-de-obra barata, substituindo os trabalhadores locais em serviços geralmente braçais.O mais típico exemplo foram os turcos migrando principalmente para a então Alemanha Ocidental.
Entretanto, as crises econômicas e as transformações na estrutura de trabalho, com a automação, reduziram os empregos. Surgiram, então, as sombras da xenofobia. A situação ficou pior com o fim do sistema socialista e o surgimento de grupos europeus orientais desempregados e empobrecidos. A partir daí, o imigrante estrangeiro passou a ser visto como um intruso ou concorrente indesejado, levando muitos países a adotar medidas restritivas