• Matéria: Português
  • Autor: lorenadd
  • Perguntado 9 anos atrás

1. A propósito do texto 1, responda:

a) O eu lírico do poema, na primeira estrofe, emprega metonímias para caracterizar dois ambientes distintos. Quais são as características de um e outro ambiente?

b) A que ambientes correspondem?

c) No campo, a que atividade o eu lírico vai se dedicar?


TEXTO 1:

Já me enfado de ouvir este alarido,
Com que se engana o mundo em seu cuidado;
Quero ver entre as peles, e o cajado,
Se melhora a fortuna de partido.
[...]

Aquele adore as roupas de alto preço,
Um siga a ostentação, outro a vaidade;
Todos se enganam com igual excesso.

Eu não chamo a isto já felicidade:
Ao campo me recolho, e reconheço,
Que não há maior bem, que a soledade.


cajado: bastão do pastor.
partido: utilidade, vantagem, proveito, galho.
soledade: solidão.



2. Influenciados pelo poeta latino Horácio, os árcades costumam reaproveitar dois temas da tradição clássica: o fugere urbem e o aurea mediocritas. Leia os boxes laterais e, a seguir:

FUGERE URBEM E AUREA MEDIOCRITAS
Equivalente a bucolismo, o fugere urbem (fuga da cidade) traduz uma vida simples e natural, no campo, longe dos centros urbanos. Tal princípio era reforçado no século XVIII pelo pensamento do filósofo Jean Jacques Rousseau, segundo o qual  a civilização corrompe os costumes do ser humano, que é bom por natureza.
O aurea mediocritas (vida medíocre materialmente, mas rica em realizações espirituais) é a idealização de uma vida pobre e feliz no campo, em oposição à vida luxuosa e triste na cidade.

O CONVENCIONALISMO AMOROSO ÁRCADE
Nos poemas árcades, o poeta não fala dos seus próprios sentimentos. Ele sempre dá voz a um pastor, que confessa seu amor a uma pastora e a convida para aproveitarem a vida em meio à natureza. Tem-se, porém, a impressão de que se trata sempre do mesmo homem e da mesma mulher. Não há variações emocionais de um poema para o outro nem de um poeta para o outro. Isso ocorre devido ao convencionalismo amoroso, isto é, os poetas não estavam preocupados em expressar seus reais sentimentos, mas em seguir o modelo de poesia clássica. O distanciamento amoroso que havia entre Petrarca e Laura, ou entre Camões e sua amada continua a existir entre o poeta árcade Cláudio Manuel da Costa e sua Nise, entre Tomás Antônio Gonzaga e sua Marília.


a) Identifique no texto 1 trechos em que se destacam esses dois temas.

b) Em que o eu lírico se diferencia das demais pessoas?


lorenadd: Oi, você pode me ajuadar com mais 9 pergundas da 3,4 e 5 questão. Por favor.
lorenadd: ............ : )

Respostas

respondido por: Badland
71
A) Fugere Urbem é possível ser identificado nesses trechos ''Já me enfado de ouvir este alarido,
Com que se engana o mundo em seu cuidado;''
''Ao campo me recolho, e reconheço,''

E a Aurea Mediocritas: ''Eu não chamo a isto já felicidade:
Ao campo me recolho, e reconheço,
Que não há maior bem, que a soledade.''

B)Ele não liga para os bens materiais e os luxos que atualmente são tão importantes na sociedade, ele se importa mais com uma vida simples e feliz, diferente do que muitas pessoas se importam atualmente.



respondido por: celog
2

1.a. No soneto "Já me enfado de ouvir este alarido", de Cláudio Manuel da Costa, observamos esse uso da metonímia para descrição dos ambientes:

  • "Já me enfado de ouvir este alarido" usa-se alarido invés de gritaria (para falar do barulho da cidade)
  • "Quero ver entre as peles, e o cajado" roupas e instrumentos, referindo-se à vida do campo

1.b. De um lado está o ambiente urbano, do outro o ambiente rural.

1.c A atividade a que ele quer se dedicar é uma vida simples, sem vaidade e ostentação, mas buscando a plenitude e a tranquilidade natural em meio ao campo.

2.a. O tema Fugere Urbem está expresso em trechos como:

  • A primeira estrofe do soneto "Já me enfado de ouvir [...] quero ver entre as peles..."

E o tema Aurea Mediocritas é expresso em trechos como:

  • A segunda estrofe "Aquele adore as roupas [..] todos se enganam com igual excesso"

2.b. Ele atribui mais importância aos valores espirituais e imateriais que aos valores terrenos e materiais. Isso o torna singular, uma vez que a maioria das pessoas se entrega inteiramente à busca insana de adquirir bens materiais, mesmo que isso custe agir de modo imoral, antiético e corrupto.

O arcadismo

Durante o século XVIII muitos intelectuais e artistas direcionaram seus interesses à vida no campo. Esse bucolismo foi o que inspirou esses artistas a desenvolverem a estética árcade, que defendia ideias como:

  • Retorno e investigação dos ideais da Antiguidade
  • Analisar o mundo cientificamente e através da razão
  • Admiração e inspiração máxima pela natureza

Por ocorrer junto ao Iluminismo, o arcadismo assimilou em sua estética os ideais iluministas, desde os individuais e sociais até os ideais políticos e morais.

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