Apesar da queda da inflação, os consumidores ainda sentem pouca diferença no bolso. Para quem viu o orçamento encolher nos últimos meses, a inflação continua a corroer o poder de compra. “Os preços de alguns alimentos caíram, mas continuam maiores do que no ano passado. Percebi uma redução no valor da conta de luz, mas nada significativo”, diz um consumidor. Mesmo com a redução recente nos preços da comida, o subgrupo alimentos e bebidas acumula alta de 13,27% em 12 meses conforme o IBGE.
Respostas
De acordo com o trecho da notícia de abril de 2016, houve redução _____________________ em 2016 devido ao aumento ______________:
RESPOSTA:
LETRA D. No poder de compra; da inflação.
Com o aumento da inflação, o brasileiro tem perdido o poder de compra que é deteriorado pela inflação. (Aula 5, pág. 10-12)
A alternativa que fala que houve redução no poder de compra devido ao aumento da inflação em 2016 é a correta.
A inflação é um indicador do valor de uma moeda em relação ao preço dos produtos, o que leva a uma perda do poder de compra.
A inflação é caracterizada pelo aumento pontual no preço de determinados produtos, não necessariamente de todos ou de uma cadeia produtiva inteira, porém o aumento existe, e isso diminui o poder de compra do Brasileiro, tendo em vista que a renda não acompanha, os efeitos na economia são vários e devastadores.
Quando uma economia está inflacionada, a demanda tende a diminuir, enquanto a oferta tende a subir até um determinado ponto, e aí começa a cair também.
Caso queira estudar mais:
https://brainly.com.br/tarefa/16345251