No programa do balé Parade, apresentado em 18
de maio de 1917, foi empregada publicamente, pela
primeira vez, a palavra sur-realisme. Pablo Picasso
desenhou o cenário e a indumentária, cujo efeito foi tão
surpreendente que se sobrepôs à coreografia. A música de
Erik Satie era uma mistura de jazz, música popular e sons
reais tais como tiros de pistola, combinados com as
imagens do balé de Charlie Chaplin, caubóis e vilões,
mágica chinesa e Ragtime. Os tempos não eram propícios
para receber a nova mensagem cênica demasiado
provocativa devido ao repicar da máquina de escrever, aos
zumbidos de sirene e dínamo e aos rumores de aeroplano
previstos por Cocteau para a partitura de Satie. Já a ação
coreográfica confirmava a tendência marcadamente teatral
da gestualidade cênica, dada pela justaposição, colagem
de ações isoladas seguindo um estímulo musical.
SILVA, S. M. O surrealismo e a dança. GUINSBURG, J.; LEIRNER (Org.). O surrealismo.
São Paulo: Perspectiva, 2008 (adaptado).
As manifestações corporais na história das artes da cena
muitas vezes demonstram as condições cotidianas de um
determinado grupo social, como se pode observar na
descrição acima do balé Parade, o qual reflete
A a falta de diversidade cultural na sua proposta estética.
B a alienação dos artistas em relação às tensões da
Segunda Guerra Mundial.
C uma disputa cênica entre as linguagens das artes
visuais, do figurino e da música.
D as inovações tecnológicas nas partes cênicas,
musicais, coreográficas e de figurino.
E uma narrativa com encadeamentos claramente lógicos
e lineares.
Respostas
Portanto,alternativa correta letra:
d)As inovações tecnológicas nas partes cênicas,musicais,coreográficas e do figurino.
Acerca da descrição do Balé Parade, é correto afirmar que se trata de algo inovador tecnologicamente em termos de partes cênicas, musicais, coreografias e de figurino. Alternativa D.
A inovação proposta pelo Balé Parade
O texto afirma que as drásticas mudanças expostas na apresentação de balé do início do século XX eram radicais demais para a época, onde elementos de diversas culturas eram captados para formular uma dança conduzida por musicalidade e encenações próprias, diferente de tudo o que já existia no período.
A influência surrealista claramente exposta no Balé Parade se originava de uma revolução que tomava as artes a partir de estudos, como os conduzidos por Freud, acerca das potencialidades da mente humana, onde muitos artistas criavam peças e pinturas que relatassem uma confusão mental ou um cenário de sonhos, para romper com as distinções que separavam imaginação de realidade.
Aprenda mais sobre o surrealismo, um conceito que influenciou o Balé Parade: brainly.com.br/tarefa/24005819
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