Respostas
O governo de Vargas foi autoritário e centralizado, caracterizado pelo populismo, nacionalismo, trabalhismo e forte incentivo à industrialização.
1930 - O primeiro poço de petróleo do Brasil jorra em Lobato, na Bahia.
1932 - Revolução Constitucionalista de São Paulo, um movimento armado a favor da derrubada de Getúlio Vargas e de uma nova constituição brasileira.
1934 - uma nova constituição foi promulgada, estabelecendo, entre outros fatores, o voto obrigatório para maiores de 18 anos. Após sua promulgação, o Congresso elegeu indiretamente Getúlio Vargas como Presidente da República.
1937 – A ditadura Vargas foi institucionalizada com oEstado Novo de inspiração fascista. O nome Estado Novo foi adotado quatro anos antes por Salazar, que governava Portugal, em regime ditatorial. As ditaduras eram moda no período entre as Grandes Guerras. A nova constituição, de 1937, previa o Parlamento Nacional, que nunca foi instalado. Vargas governou por decretos-leis.
1939 - A Alemanha invadiu a Polônia e começou aSegunda Guerra Mundial ►
1942 - O torpedeamento de navios mercantes brasileiros e forte pressão popular, levaram o governo brasileiro a se aliar aos Estados Unidos. Organizou-se a Força Expedicionária Brasileira (FEB), que combateu os alemães ao lado dos aliados.
1945
A Segunda Guerra Mundial foi vencida pelos Aliados. Fundou-se a Organização das Nações Unidas, junto com um Conselho de Segurança para a preservação da paz.
O fim da Segunda Guerra Mundial representou, também, o fim do estilo fascista de governo de Getúlio Vargas. Várias manifestações populares clamavam por liberdade de expressão e democracia. Com a pressão popular, Getúlio concedeu anistia aos presos políticos.
Em outubro, um golpe militar, liderado por Góes Monteiro e Gaspar Dutra, depôs o ditador. O cearense José Linhares, presidente do Supremo Tribunal Federal, assumiu o governo e convocou eleições, vencidas pelo general Gaspar Dutra. O novo presidente tomou posse em janeiro de 1946.
Espero ter ajudado.