• Matéria: Saúde
  • Autor: gick1
  • Perguntado 9 anos atrás

O que acontece quando vc ingere mais líquido durante o dia ?

Respostas

respondido por: kaikinak
0
Preocupada em manter a boa forma e as curvas, você deixou de beber sucos, refrigerantes e água enquanto come. Afinal, nada pior para aumentar a barriga. Mas será que ingerir líquido durante as refeições pode mesmo aumentar a medida de sua cintura? "A barriga é uma conseqüência das calorias ingeridas", conta a nutricionista do Promove São Camilo, Débora Rocha. Ela explica que o líquido consumido durante a refeição pode causar uma dilatação momentânea no estômago, daí a idéia de que o líquido pode aumentar a barriga. "É uma dilatação pela quantidade de alimentos que se está ingerindo." 

A nutricionista Mariana Vela Reis comenta ainda que beber qualquer tipo de líquido durante uma refeição pode comprometer a acidez gástrica necessária para uma boa digestão e a absorção dos nutrientes, principalmente vitaminas e minerais. "Com a digestão comprometida, pode ser que ocorra a fermentação de carboidratos. Esse processo aumenta a formação de gases, dando a sensação de distensão abdominal, ou seja, de 'barriga'." 

Segundo Mariana, uma idéia é que se consuma água antes das refeições diárias. Assim, o líquido é rapidamente esvaziado do estômago, permitindo que a acidez gástrica se recupere. "Além disso, como a sensação de sede pode ser confundida com a de fome, uma vez satisfeita a necessidade de líquido, o apetite será proporcional à necessidade de consumo de alimentos, evitando compulsões", explica. 

E são as compulsões alimentares, acompanhadas das calorias ingeridas em excesso, que podem se transformar nos grandes vilões da barriga. "A região abdominal, normalmente, é a que tem a maior facilidade em depositar as gorduras, decorrentes de calorias ingeridas em excesso", comenta Débora. 

De acordo com a nutricionista, o ideal seria que não se bebesse líquidos durante a ingestão de alimentos. "Além de aumentar a dilatação do estômago, beber água dificulta a digestão", explica. Mas se é difícil se deliciar com aquele saboroso prato sem um copo ao lado, vai a dica: "prefira, então, um suco de fruta cítrica, porque a vitamina C auxilia a absorção do ferro, provenientes das leguminosas e verduras". 

(Terra) 

Nota: Há um século, Ellen White escreveu: “Muitos erram em beber água fria às refeições. ... Tomada às refeições, a água reduz o fluxo de saliva; e quanto mais fria a água, maior o dano causado ao estômago. Limonada ou água geladas, tomadas às refeições, retardarão a digestão até que o organismo tenha provido suficiente calor ao estômago, habilitando-o a retomar o seu trabalho. Mastigai devagar, permitindo que a saliva se misture com o alimento. Quanto mais líquido se coloca no estômago às refeições, mais difícil se torna a digestão do alimento; pois o líquido precisa ser absorvido primeiro” (Conselhos Sobre o Regime Alimentar, p. 106). 

As glândulas salivares necessitam de 4 horas para se encherem. Quando se come qualquer coisa antes da refeição habitual, o cérebro manda a glândula liberar a saliva (ptialina). O amido que não é bem digerido (na boca) vira gordura. Não é o quanto se come o que importa, mas o quanto o organismo aproveita do alimento. 

Assim, o ideal é beber de seis a oito copos de água por dia, mas sempre entre as refeições.
Espero ter ajudado
Perguntas similares