• Matéria: Português
  • Autor: SoldeCuritiba
  • Perguntado 9 anos atrás

O que acham, estilo redação Enem -
Adolescência e violência
Com a isenção da tecnologia na vida dos jovens e adolescentes, muita coisa mudou, hoje o acesso a informação é bem mais abrangente que algumas décadas atrás, em consequência disso os jovens amadurecem mais cedo, tornam-se independentes, donos do próprio nariz. A partir do momento que são suscetíveis a tomar as próprias decisões, vemos muitos casos de gravidez na adolescência, dependentes químicos, e violência.
Esta semana me deparo com a seguinte frase “ Menor lamenta não ter matado garota após tortura em GO, somos frouxas” . Após ler o texto, a situação ficou mais clara, um grupo de garotas (entre 14 e 16 anos) atraiu a vitima para a casa de uma delas, a esfaquearam, bateram e ela somente escapou porque as agressoras foram lavar as mãos sujas de sangue, segundo elas a motivação foi porque a vítima se envolveu com o ex-namorado de uma delas.
Este não é o primeiro, nem vai ser o ultimo caso, aterrorizante proporcionado por jovens. Naquele momento me coloquei no lugar da vítima, aterrorizada com o que as colegas de escola foram capazes de fazer, na brutalidade da qual as meninas a sangue frio tinham por finalidade ceifar sua vida. Mas principalmente me coloquei no lugar das agressoras, o sangue frio, o ódio enclausurado, a falta de compaixão na qual agiram, mas oque mais assusta é a punição quase que nula as agressoras.
Segundo o estatuto da criança e do adolescente (1990) “Nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais.” E quando o jovem é o responsável pelo delito, pois só crescem os crimes graves cometidos por jovens, desde assassinatos, trafico de drogas, a tortura.
Já é hora de atualizarmos nossas leis em prol das vitimas, o tempo passou desde 1990 e muita coisa mudou, principalmente o comportamento juvenil, hoje a informação vem mais cedo e a consciência dos atos também, proteger agressores e assassinos só porque não tem maioridade não é mais tolerável. Os adolescentes mudaram, as leis também tem que mudar;

Respostas

respondido por: alineonline
0
É zero. Você usou a função emotiva, não usou a estrutura do texto argumentativo, não apresentou proposta de intervenção e copiou trecho da reportagem e do ECA. Pelo não uso da estrutura argumentativa o texto é desclassificado.
Perguntas similares