• Matéria: História
  • Autor: carolfonsecar
  • Perguntado 8 anos atrás

Compare as formas com que os gregos e a sociedade brasileira atual lidam com a morte

Respostas

respondido por: jonasavelar
81
para os gregos a morte era o fim de tudo, para a maior parte da sociedade brasileira de cultura cristã a morte é apenas um rito de passagem para o "paraíso"
respondido por: EdsonAmaro
29
Na sociedade grega, acreditava-se que todos os mortos iam para o mesmo lugar, o Hades, o reino dos mortos. Lá, as almas tinham que beber água do rio Letes, o que fazia com que perdessem a memória de quem eram. Bons e maus, ricos e pobres, iam para o mesmo lugar, onde não havia qualquer alegria ou lembrança, a menos por um breve tempo, quando os vivos sacrificavam animais de pele negra em memória dos mortos. No poema "A Odisseia", de Homero, Ulisses vai até o Hades em busca da única alma que não bebeu a água do rio Letes, o profeta Tirésias. No caminho, encontra a alma de Aquiles que, lembrando de quem era ao aproximar-se do sangue dos animais sacrificados por Ulisses, diz: "É melhor ser um escravo entre os vivos que um príncipe entre os mortos". Assim, os gregos se preocupavam em fazer algo importante para que fossem lembrados depois de mortos. Preocupavam-se em conquistar a glória em vida.
Os brasileiros em sua maioria creem que os mortos não vão todos para o mesmo lugar. Creem que os bons vão para o céu e os maus vão para o inferno.
Perguntas similares