Respostas
respondido por:
91
A demarcação de fronteiras na África mudou muito ao longo do tempo devido principalmente aos europeus que começaram a estabelecer novas fronteiras (colônias europeias) a partir do séc. XV, mas restritas ao litoral africano. E foi evoluindo até a Conferência de Berlim (1885) que fez uma divisão total da África entre as potências europeias, redefinindo as fronteiras de todas as nações africanas (dividindo povos ao meio e reunindo no mesmo território povos rivais entre si), que permaneceram as mesmas após a independência da África (o que agravou conflitos étnicos e fronteiriços).
respondido por:
25
O mapa do continente africano revela que sua partilha foi feita milimetricamente. Esse tipo de partilha é comum em regiões que foram colonizadas e a terra simbolizava apenas riquezas para os seus colonizadores.
Esse tipo de divisão territorial ignora as raízes culturais dos povos que habitam aquelas regiões, separando grupos animoso e reunindo rivais étnicos, motivando guerras civis, assassinatos e genocídio.
Ao partilhar a África, a Europa causou toda a miséria e pobreza a que os africanos estão submetidos desde a chegada dos primeiros europeus na África
Veja mais em: https://brainly.com.br/tarefa/485969
Anexos:
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás