• Matéria: História
  • Autor: forline
  • Perguntado 8 anos atrás

Explique como ocorreu o processo de formação do Império Bizantino.

Respostas

respondido por: guxtavu1
44
A formação do Império Bizantino remonta ao século IV, quando em meio a crise do Império Romano, o imperador Teodósio determinou a divisão do império em duas partes, uma no ocidente, com capital em Roma, outra no oriente com capital em Constantinopla.
No final do século V, as invasões dos povos bárbaros haviam destruído e fragmentado o império ocidental, enquanto no oriente o poder manteve-se centralizado.
O reinado mais importante deste império foi o de Justiniano no século VI.
respondido por: uellerson
13
  Primeiramente é importante destacar que está terminologia é posterior, e que os bizantinos sempre enxergaram-se herdeiros de roma, enfim, romanos.
  Nesse sentido, para melhorar o entendimento desse processo, é melhor colocarmos como Império Romano Oriental.
   A partir do século III temos inicio do que seria a desestruturação do império romano, com uma ênfase maior nos problemas internos do que externos. Os quais seriam decorrentes do fim do expansionismo. Nesse sentido, ocorre intensas mudanças políticas dentro do império o qual cada vez mais se encontrava fragmentado e debilitado. Temos por exemplo a tetrarquia instaurada por Dioclesiano, o qual já começa a demonstrar essa futura ruptura da parte ocidental e oriental do império. Posteriormente temos Constantino o que causa mais impacto ainda, com o édito de milão. O qual desagradou muito das elites romanas que eram pagãs e para intensificar funda uma nova capital na cidade de bizâncio, Constantinopla. 
  Levando em consideração esses processos aos poucos vão surgindo uma certa "rivalidade" nessas porções do império, a qual cada vez mais temos afastadas uma da outra, a fundação de Constantinopla renegava de certa forma o berço do império que seria Roma. Somente com a morte de imperador Teodósio temos uma definitiva divisão do império, havendo um imperador em cada uma das porções do império, as quais já se encontravam bem distantes.
  Enquanto a parte Ocidental do império se manteve  digamos em profunda crise, "anarquia", governo de fantoches, fronteira mais expostas, enfim tudo isso culminou em sua desestruturação. Enquanto a parte oriental, mais estável, controle do Egito(celeiro romano), fronteiras menos expostas, enfim, conseguiu sobreviver as famosas invasões "bárbaras".
  Enquanto essa parte sobrevive, cada vez mais ela vai tendo um caráter digamos próprio, uma proximidade grega, a língua oficial que era o latim se torna o grego. Por mais que se considerassem romanos, já não era mais aquela cultura e sim uma nova, em que embaça uma série de processos que não cabe destacar aqui. A terminologia Império Bizantino, foi moderna, no sentido de encaixar o novo período que seria a Idade média. Tendo esse novo nome, pois Constantinopla foi fundava onde se encontrava bizâncio, antiga cidade grega. 
  
   
Perguntas similares