A política externa no Segundo Reinado buscou consolidar e proteger as fronteiras nacionais e garantir o acesso às bacias hidrográficas navegáveis, importantes para manter o contato com o exterior e realizar o comercio com as regiões do interior. Para garantir os seus interesses o Brasil se confrontou com os países vizinhos. Em prol dos seus objetivos o Brasil travou junto com seus aliados (Argentina e Uruguai) a guerra contra o Paraguai.
Sobre os desdobramentos da guerra do Paraguai no Brasil, assinale a alternativa correta.
A) Por não ter um bom Exército regular o governo brasileiro cedeu a todos os escravos que quisessem lutar na guerra, a liberdade como forma de agradecimento.
B) O Exército brasileiro tornou-se uma instituição nacionalmente organizada, prestigiada e profissionalizada, a partir daí, a política nacional passou a sofre influência.
C) Na guerra o Brasil acabou conquistando e anexando o Acre, em vista da sua importância como fornecedor de látex.
D) Na região platina as guerras ocasionaram várias guerras devido às ambições imperialistas do Brasil, para facilitar o comercio inglês e francês na região.
E) Depois da guerra do Paraguai o exército brasileiro ampliou o seu apoio a d. Pedro II que passou a perseguir os republicanos.
Respostas
respondido por:
2
A resposta certa é alternativa B
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás