• Matéria: Artes
  • Autor: karo8llyn8dudaJessol
  • Perguntado 9 anos atrás

.Explique como a arte se desenvolveu sob as autoridades religiosas desde a arte bizantina até o barroco francês.

Respostas

respondido por: cicymima
0
A Arte Bizantina
 
História

O crescente problema nas fronteiras causado pelos bárbaros, além de problemas dentro de Roma com o senado constantemente se envolvendo em questões relacionadas ao reinado dos imperadores, fez com que os imperadores optassem por outras cidades para serem sedes do império. O imperador Constantino (r. 306–337) transferiu a capital do império para Bizâncio, antiga cidade renomeada mais tarde para Constantinopla. Neste local reúnem-se toda uma série de fatores que impulsionam a ascensão da nova expressão artística

Influências

o século IV, o imperador Constantino reconheceu o culto livre aos cristãos do Império Romano. A arte cristã primitiva evoluiu então para a arte bizantina. Nos século VIII-IX, o mundo bizantino foi dilacerado pela questão da iconoclastia, uma controvérsia sobre o uso de pinturas ou entalhes na vida religiosa. Toda representação humana que fosse realista poderia ser considerada uma violação ao mandamento de não adorar imagens esculpidas. O imperador Leão III, o Isáurio proibiu qualquer imagem em forma humana de Cristo, da Virgem, santos ou anjos. Como resultado, vários artistas bizantinos migraram para o Ocidente. Em 843, a lei foi revogada.

Pintura

No século IV, o imperador Constantino reconheceu o culto livre aos cristãos do Império Romano. A arte cristã primitiva evoluiu então para a arte bizantina. Nos século VIII-IX, o mundo bizantino foi dilacerado pela questão da iconoclastia, uma controvérsia sobre o uso de pinturas ou entalhes na vida religiosa. Toda representação humana que fosse realista poderia ser considerada uma violação ao mandamento de não adorar imagens esculpidas. O imperador Leão III, o Isáurio proibiu qualquer imagem em forma humana de Cristo, da Virgem, santos ou anjos. Como resultado, vários artistas bizantinos migraram para o Ocidente. Em 843, a lei foi revogada.

Arquitetura

A arquitetura teve um lugar de destaque, operando-se nela importantes inovações. A Catedral de Santa Sofia é um dos grandes triunfos da técnica bizantina. Projetada pelos arquitetos Antêmio de Trales e Isidoro de Mileto, ela possui uma cúpula de 31 metros apoiada em quatro arcos plenos. Esta técnica permite uma cúpula extremamente elevada a ponto de sugerir, por associação à abóbada celeste, sentimentos de universalidade e poder absoluto. Apresenta pinturas nas paredes, colunas com capitel ricamente decorado com mosaicos e chão de mármore polido.

O Barroco francês

Musica

Muitas das formas musicais que se desenvolveram durante o período barroco (concertos, suítes e sonatas) também podem ser encontrados no repertório barroco francês. O principal compositor barroco francês foi o italiano de nascimento Giovanni Battista Lulli (1632-1687), que mais tarde mudou seu sobrenome para Lully. Ele foi o compositor da corte de Luís XIV e ditou a direção e estilo de arte francesa durante sua vida. Após a morte de Lully, dois outros compositores, Jean Philippe Rameau e François Couperin, definiram ainda mais o estilo barroco.PinturaDois grandes pintores barrocos franceses foram Nicolas Poussin e Georges de la Tour. A pintura do primeiro é caracterizada por sua abordagem racional e temas clássicos. Como muitos artistas barrocos franceses, de la Tour emulou artistas italianos que o antecederam. Sua inspiração mais marcante foi Caravaggio, e suas pinturas utilizaram a técnica do claro-escuro de sombra e luz. Outra força importante durante este período foram os irmãos Naim, cujas pinturas documentavam a vida dos pobres com simpatia.ArquiteturaA arquitetura francesa durante o período barroco se caracterizava por vastos e ornamentados palácios e jardins elaborados. Durante a segunda metade do século XVII, o famoso Palácio de Versalhes foi construído como residência pessoal de Luís XIV. O Museu do Louvre também foi expandido durante esse período. O arquiteto que o definiu foi Jules Hardouin-Mansart, que projetou partes do Palácio de Versalhes e da Orangerie (uma estufa construída no terreno do Louvre).LegadoO período barroco passou a ser definido pelo reinado de Luís XVI, que durou de 1661 a 1715. O compositor pessoal do Rei Sol, Lully, e o astro arquiteto (Mansart) posteriormente encarnaram as principais características do estilo e da sensibilidade artística do barroco francês. Charles Le Brun também foi pintor da corte de Luís e administrava a academia de arte nacional, que produziu artistas cujo trabalho incluiu pinturas murais e retábulos que retravam Luís XIV de forma favorável.


Perguntas similares