Você sabe como são as escolas indígenas no Brasil? Há alguma perto da cidade onde você mora (SP)?
Respostas
PRESERVANDO TRADIÇÕES NA SALA DE AULAPolíticas inclusivas para alunos de comunidades indígenas são desenvolvidas na rede de ensino paulista
A Secretaria da Educação atende em todo o Estado de São Paulo mais de 1,8 mil alunos de comunidades indígenas. Ao todo, são 40 unidades escolares com Educação Infantil, Ensino Fundamental Anos Iniciais e Anos Finais, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA), voltadas a estudantes das etnias Guarani Nhandewa, Guarani Mbya, Terena, Krenak e Kaingang.
O conteúdo aplicado nas salas de aula segue as diretrizes do Currículo do Estado de São Paulo com um diferencial, as disciplinas são trabalhadas de acordo com os conhecimentos de cada etnia e os educadores são indígenas que pertencem às aldeias em que as escolas estão locadas.
O Núcleo de Inclusão Educacional (NINC) e o Núcleo de Educação Indígena (NEI) são os órgãos da Educação responsáveis por gerir políticas de inclusão para os alunos. Os núcleos integram a Coordenadoria de Gestão da Educação Básica (CGEB).
Com vistas à garantia desse direito fundamental e de cidadania, a Funai, enquanto órgão federal articulador das politicas indigenistas, atua ajudando as escolas indígenas.
A Educação Básica divide-se em Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, fases que são encontradas em diferentes graus de oferta nas aldeias indígenas.
As escolas estão dentro das aldeias, então é só procurar uma reserva indigena perto de SP, que provavelmente havera uma escola indigena.