• Matéria: Filosofia
  • Autor: l1uciaTsuky
  • Perguntado 8 anos atrás

Depois da leitura e dos debates sobre tema,produza um texto sobre a condição do idoso na nossa sociedade considerando as reflexões sobre as ideias de Simone de Beauvoir, sintetizadas pelo seu professor e o fragmento de José Moura Gonçalves Filho, apresentado no inicio desta situação de Aprendizagem. Nesse texto, vocês devem considerar as condições objetivas, vividas por aqueles que envelhecem, e o que é assegurado formalmente pelo Estatuto do Idoso.

Respostas

respondido por: Tizacardoso
242
O estatuto do idoso prevê, sem reservas, os direitos dos idosos na sociedade brasileira. Com o aumento da expectativa de vida, essa atitude se torna imprescindível para a vida digna dos mesmos. No entanto, a condição de "ser idoso" gera um preconceito que impede grande parte dessa parcela da população de participar ativamente da vida em sociedade. A conclusão é imediata: aqueles que no passado ajudaram a construir o Brasil atual, são marginalizados por ele.
Em pleno século XXI, o mundo se encontra em sua mais notável fase capitalista, onde os conceitos de individualismo e produtividade imperam sobre quaisquer outros. Quando algo se torna improdutivo, é imediatamente considerado desnecessário e substituído. Esse conceito também se aplica à esfera social. Os idosos são descartados por supostamente não terem o mesmo vigor da juventude, e na maioria das vezes, não lhes é dada a menor oportunidade de demonstrar o contrário.
Entretanto, podemos observar que em outras regiões, a situação é bem diferente. Embora diversos países orientais sejam extremamente industrializados, a valorização do idoso é fator fundamental nas decisões da família e da sociedade como um todo. Ocorre o reconhecimento e respeito pelos conhecimentos adquiridos pelos mais velhos ao longo da vida, uma sabedoria que pode e deve ser passada adiante. Em outras palavras, laços de cultura e valores familiares passados ao longo de gerações foram o suficiente para barrar as concepções cruéis do mundo ocidental, ou ao menos, diminuir seu impacto.

Para a construção de uma vida digna e aumento da própria auto-estima dos idosos, é necessário que haja uma urgente integração social. Projetos voltados para esse público e esforços por parte da família em integrá-los ao cotidiano do lar são fundamentais. A ociosidade tradicionalmente associada à idade avançada deve ser esquecida, uma vez que eles são capazes de desempenhar papel vital em nossa sociedade: o de ajudar a transformá-la, e não apenas observar sua transformação.
respondido por: Matheusieti
1

Atualmente, o aumento de indivíduos na terceira idade vem atentando as camadas sociais para a proteção e medidas que possam auxiliar os idosos e as famílias em todas as esferas sociais.

Valorização dos idosos:

O Estatuto do idoso, foi criado em 2003 com o intuito de regular os direitos às pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, dando direito de gozar de proteção integral, oportunidades e facilidades para sua vida em sociedade.

Sabendo disso, cabe a nós, enquanto indivíduos reclamar os direitos, dessa parcela da população, para que prevaleça o respeito e melhores condições em setores como a educação, medicina, segurança, lazer, transportes públicos.

Devemos também nos atentar para os deficientes especiais que carecem de uma estrutura melhor no serviço de transporte público, pois somente assim a manutenção será feita pelo Estado em prol de um mundo melhor.

Sobre a adolescência:

brainly.com.br/tarefa/4423925

Anexos:
Perguntas similares