expliquei a afirmação de bobbio segundo a qual stvart mill desrjava estender o direito do voto as classes populares porque, entre outros motivos, a participação eleitoral tem grande valor educativo..
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"Nos dois últimos séculos [XIX e XX], nos discursos apologéticos sobre a democracia, jamais esteve ausente o argumento segundo o qual o único modo de fazer com que um súdito transforme-se em cidadão é o de lhe atribuir aqueles direitos que os escritores de direito do século passado [XIX] tinham chamado de activae civitatis; com isso, a educação para a democracia surgiria no próprio exercício da prática democrática. Concomitantemente, não antes: não antes como como prescreve o modelo jacobino, segundo o qual primeiro vem a ditadura revolucionária e apenas depois, num segundo tempo, o reino da virtude como amor pela coisa pública, dela não pode privar-se e ao mesmo tempo a promove, a alimenta e reforça. Um dos trechos mais exemplares a esse respeito é o que se encontra no capítulo sobre a melhor forma de governo da Considerações sobre o governo representativo de John Stuart Mill, na passagem em que ele divide os cidadãos em ativos e passivos e esclarece que, em geral, os governantes preferem os segundos (pois é mais fácil dominar súditos dóceis ou indiferentes), mas a democracia necessita dos primeiros. Se devessem prevalecer os cidadãos passivos, ele conclui, os governantes acabariam prazerosamente por transformar seus súditos num bando de ovelhas dedicadas tão somente a pastar o capim uma ao lado da outra (e a não reclamar, acrescento eu, nem mesmo quando o capim é escasso). Isso o levava a propor a extensão do sufrágio às classes populares, com base no argumento de que um dos remédios contra a tirania das maiorias encontra-se exatamente na promoção da participação eleitoral não só das classes acomodadas (que constituem sempre uma minoria e tendem naturalmente a assegurar os próprios interesses exclusivos), mas também das classes populares. Stuart Mill dizia: a participação eleitoral tem um grande valor educativo; é através da discussão política que o operário, cujo trabalho é repetitivo e concentrado no horizonte limitado da fábrica, consegue compreender a conexão existente entre eventos distantes e o seu interesse pessoal e estabelecer relações com cidadãos diversos daqueles com os quais mantêm relações com cidadãos diversos daqueles com os quais mantêm relações cotidianas, tornando-se assim membro consciente de uma comunidade."BOBBIO, Norberto. O futuro da democracia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986. p. 31-32.
Apologético: Discursos que fazem apologia, defesa de uma doutrina. No contexto, defesa da democracia.Activae civitatis: Do latim, cidadania ativa, direitos do cidadão.Jacobino: Na Revolução Francesa, os jacobinos eram os representantes do Terceiro Estado e inspiraram o período do Terror no governo de Robespierre.
Apologético: Discursos que fazem apologia, defesa de uma doutrina. No contexto, defesa da democracia.Activae civitatis: Do latim, cidadania ativa, direitos do cidadão.Jacobino: Na Revolução Francesa, os jacobinos eram os representantes do Terceiro Estado e inspiraram o período do Terror no governo de Robespierre.
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