• Matéria: Biologia
  • Autor: jamilenlima
  • Perguntado 9 anos atrás

O meio aquático e o meio terrestre, apresentam diferenças ambientais que selecionam os organismos adaptados para viverem em cada uma das condições. Os peixes, por exemplo, desenvolveram diversas adaptações morfológicas e fisiológicas eficientes a vida na água e apresentam hoje grande número de representantes viventes. No entanto, não são capazes de habitar o ambiente terrestre.

Nesse sentido, qual(ais) adaptação(ões) dos peixes possibilita que vivam na água:

(A)
A água apresenta maior resistência ao deslocamento dos seres vivos do que o ar. Assim, para superar o obstáculo do meio, os peixes desenvolveram algumas adaptações, como a forma do corpo, do tipo achatada dorsoventralmente, um sistema muscular desenvolvido, presença de nadadeiras e ausência de membros.

(B)
A água apresenta maior resistência ao deslocamento dos seres vivos do que o ar. Para superar o obstáculo do meio, os peixes desenvolveram algumas adaptações, como a forma do corpo, do tipo fusiforme, um sistema muscular desenvolvido, presença de nadadeiras e ausência de membros.

(C)
As brânquias correspondem a um tipo de órgão responsável pelas trocas gasosas. Essenciais aos animais aquáticos, no caso dos peixes, essa troca ocorre da seguinte forma: o sangue vindo das brânquias após percorrer todo o corpo do animal através das artérias e capilares levando o oxigênio aos tecidos e efetuando as trocas gasosas, retorna ao coração através das veias (agora rico em gás carbônico). Depois de passar pelo átrio e ventrículo, esse sangue é bombeado em direção às brânquias, onde libera o gás carbônico e recebe o oxigênio.

(D)
As brânquias correspondem a um tipo de órgão responsável pelas trocas gasosas. Essenciais aos animais aquáticos, no caso dos peixes, essa troca ocorre da seguinte forma: o sangue vindo das brânquias, após percorrer todo o corpo do animal através das artérias e capilares levando o oxigênio aos tecidos e efetuando as trocas gasosas, retorna ao coração através das veias (agora rico em oxigênio). Depois de passar pelo átrio e ventrículo, esse sangue é bombeado em direção às brânquias, onde libera o oxigênio e recebe o gás carbônico.

(E)
Os peixes são animais que regulam a sua temperatura de acordo com o ambiente, chamados então de pecilotérmicos ou ectotérmicos.

Respostas

respondido por: Maryaluna
1
Acredito que seja a letra (E) porque realmente os peixes são animais peciclotermicos (ectotérmicos) que a temperatura do seu corpo varia conforme o ambiente em que estão.
Perguntas similares