Em cada país, há, pelo menos, uma língua de sinais. No Brasil, usamos a língua de sinais brasileira, LIBRAS, que é diferente da língua de sinais francesa, da língua de sinais americana e de todas as outras línguas de sinais espalhadas pelo mundo."
Respostas
Com base no enunciado acima, podemos compreender que:
Ao longo do mundo, temos dezenas de línguas de sinais que são expressadas utilizando diferentes estatutos e representações que variam de acordo com o contexto político, econômico e até mesmo cultural desses países.
Além disso, essa forma de comunicação configura um traço distintivo que está ligado a grande parte das práticas simbólicas de sujeitos deficientes auditivos.
Espero ter ajudado;
Um abraço.
Alternativa D: Os alfabetos se assemelham porque o primeiro educador de surdos no Brasil era um surdo francês.
A pergunta está incompleta. Por isso, vou adicionar abaixo o restante dela.
[...] Considerando o texto e a imagem, indique a alternativa que justifica a razão pela qual os alfabetos do Brasil e da França apresentam grande semelhança, uma vez que cada país possui uma língua de sinais distinta.
a) Apenas as palavras/sinais das línguas de sinais se diferenciam em cada país, o alfabeto manual é o mesmo para todos.
b) Os alfabetos manuais apresentados na imagem não pertencem à comunidade surda, mas sim aos monges beneditinos que vivem em voto de silêncio.
c) Os alfabetos se assemelham, pois ambos foram criados pelo imperador romano Justiniano, durante a Antiguidade.
d) Os alfabetos se assemelham porque o primeiro educador de surdos no Brasil era um surdo francês.
e) Trata-se de uma coincidência, pois somente os alfabetos da França e do Brasil apresentam essa semelhança.
A língua de sinais, também conhecida por língua gestual, é utilizada em todo mundo para que exista a comunicação entre pessoas surdas e mudas.
No Brasil, a língua de sinais é conhecida por Libras. Ela tem origem da França, pois no século XIX o francês Ernerst Huet veio ao Brasil para ensinar essa linguagem a pedido do imperador Dom Pedro II.
Em todo mundo, temos exemplos de línguas de sinais. Em Portugal, temos a Língua Gestual Portuguesa (LGP), enquanto que na França ela é chamada de langue des signes française (LSF).
Esta disseminação é muito importante, pois existe uma grande comunidade entre surdos e mudos que precisam deste tipo de linguagem para comunicação.
Para saber um pouco mais sobre essa linguagem no Brasil, acesse este link: https://brainly.com.br/tarefa/20472059