• Matéria: ENEM
  • Autor: acrisAlic8aocelaiss
  • Perguntado 9 anos atrás

Biotecnologia mais segura – técnica de modificação genética viabiliza transgênicos com menor risco ambiental
A palavra transgênico causa calafrios em algumas pessoas, temerosas de que a intervenção do homem no DNA de outras espécies espalhe genes na natureza, de forma descontrolada, e altere as características originais de outros seres. Mas, a julgar pelos resultados de uma nova técnica de manipulação do código genético de plantas, essa preocupação pode estar com os dias contados no que se refere a espécies vegetais. Ao atuar numa estrutura celular fora do núcleo, o cloroplasto, que inviabiliza a transmissão do gene introduzido – e, consequentemente, do traço artificialmente criado – para outras formas de vida, o método abre caminho para a produção de plantas transgênicas ecologicamente seguras.
Disponível em: www.revistapesquisa.fapesp.br. Acesso em: 7 jul. 2015 (adaptado).
A técnica de transgenia descrita do texto pode ser considerada segura, porque
a) o DNA que o cloroplasto possui só é transmitido pelo tecido meristemático das folhas.
b) o DNA do cloroplasto não é transmitido de “mãe para filho”, como no caso da mitocôndria.
c) o DNA contido no cloroplasto só é transmitido para a futura geração se houver reprodução assexuada, por estaquia ou enxertia.
d) o grão de pólen da maioria das espécies vegetais não possui cloroplastos, não transmitindo, portanto, o gene alterado durante a reprodução sexuada.
e) o grão de pólen da maioria das espécies vegetais possui cloroplastos, mas estes não possuem DNA, não transmitindo, assim, o gene alterado durante a reprodução sexuada.

Respostas

respondido por: anatoscano
7
D é a resposta mais correta e tornaria seguro.
Perguntas similares