História de passarinho
Antes de sair para o trabalho, o homem ruivo costumava ficar algum tempo olhando o passarinho que desatava a cantar, as asas trêmulas ligeiramente abertas, ora pousando num pé ora noutro e cantando como se não pudesse parar nunca mais. O homem então enfiava a ponta do dedo entre as grades, era a despedida e o passarinho, emudecido, vinha meio encolhido oferecer-lhe a cabeça para a carícia. Enquanto o homem se afastava, o passarinho se atirava meio às cegas contra as grades, fugir, fugir. Algumas vezes, o homem assistiu a essas tentativas que deixavam o passarinho tão cansado, o peito palpitante, o bico ferido. Eu sei, você quer ir embora, você quer ir embora, mas não pode ir, lá fora é diferente e agora é tarde demais. A mulher punha-se então a falar, e falava uns cinquenta minutos sobre as coisas todas que quisera ter e que o homem ruivo não lhe dera, não esquecer aquela viagem para Pocinhos do Rio Verde e o trem prateado descendo pela noite até o mar. Esse mar que, se não fosse o pai (que Deus o tenha!), ela jamais teria conhecido, porque em negra hora se casara com um homem que não prestava para nada. Não sei mesmo onde estava com a cabeça quando me casei com você, Velho.
TELLES, L. F. Invenção e memória. São Paulo: Companhia das letras, 2009.
A relação entre a personagem do homem ruivo e seu passarinho de estimação constrói um contexto social e cultural, no qual se destaca
a) a busca pela sobrevivência física e emocional, compartilhada pelo pássaro e pelo homem.
b) o fracasso das relações familiares, projetado pela distância emocional entre as personagens.
c) a incompatibilidade de valores, traduzida pela indiferença da mulher em relação ao marido.
d) o desejo de liberdade, manifestado pela afinidade de sentimentos entre o homem e o pássaro.
e) a necessidade de transformação, caracterizada pelo descontentamento com a vida e o tempo.
thaiiszz:
De acordo com o texto letra "E"
Respostas
respondido por:
14
Pela análise do texto diria que a E, já que o homem priva tanto o pássaro quanto privou a mulher de gozar da vida e tempo.
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás