Riobaldo o narrador conta sua historia a um interlocutor que está presentes mas cuja voz se manisfesta explicitamente na narrativa a) identifique um trecho do texto em qu fala de Riobaldo leva em conta a presença do interlocutor
Respostas
Explico ao senhor: o diabo vige dentro do homem, os crespos do homem – ou é homem arruinado, ou homem dos avessos. Solto, por si, cidadão, é que não tem diabo nenhum. Nenhum – é o que digo. O senhor aprova? Me declare tudo, franco – é alta mercê que me faz: e pedir posso, encarecido. Este caso – por estúrdio que me vejam – é de minha certa importância. Tomara não fosse … Mas, não diga que o senhor assisado e instruído,que acredita na pessoa dele? Não? Lhe agradeço sua alta opinião compõe minha valia. Já sabia,esperava por ela – já o campo! Ah, a gente,na velhice , carece e ter sua aragem de descanso. Lhe agradeço. Tem diabo nenhum. Nem espírito. Nunca vi.”(pág.26)
“Mire veja: o mais importante e bonito do mundo é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas — mas que elas vão sempre mudando, Afinam e desafinam. Verdade maior. É o que a vida me ensinou.”(pág.38)