• Matéria: Biologia
  • Autor: al5itaseigilenerodr
  • Perguntado 8 anos atrás

explique a relação entre mutação gênica e variabilidade de características em uma população. Dê um exemplo baseando-se nas características que Mendel observou em ervilhas.

Respostas

respondido por: lucasemanuelcamargo
23
Primeiro irei explicar sobre mutação, depois sobre variabilidade e, por fim, exemplificando os conceitos citados com os experimentos de Mendel.

Sobre a mutação: Todas as informações sobre o ser vivo estão presentes no DNA. Uma mudança no DNA, acidental ou não, chama-se MUTAÇÃO.

A mutação pode ser benéfica, como ocorre no universo fantasioso dos X-men. O cabelo típico dos negros também caracterizam uma mutação benéfica, pois mantém a cabeça melhor refrigerada, prolongando a sanidade da pessoa em ambientes críticos. Além das mutações benéficas, há as maléficas, que prejudicam o portador. Algumas delas são a síndrome de Down, a anemia falciforme e a calvice.

Falando agora em variabilidade: quando surge uma mutação benéfica, como capacidade de soltar fogo pela mão, a tendência é que o portador da mutação tenha maior sucesso reprodutivo que seus semelhantes, levando a mutação aos filhos que também serão mais fortes. Se for maléfica, como cegueira, o indivíduo terá menor ou nenhum sucesso reprodutivo, e a mutação terá dificuldade em manter-se na população.

A respeito das características observadas nas ervilhas de Mendel, é claro que as ervilhas chamadas por ele de "puras" estavam isoladas entre si, iniciando um processo natural e espontâneo de especiação (surgimento lento de novas espécies). Mediante o isolamento reprodutivo, as mutações que ocorriam em um grupo não apareciam no outro e, assim, cada grupo apresentou características únicas, como ervilhas amarelas ou verdes, lisas ou enrugadas, ramo grande ou pequeno, dentre outros.

Espero ter ajudado =)
Perguntas similares