• Matéria: Pedagogia
  • Autor: cristianepereir2
  • Perguntado 9 anos atrás

Analise o protocolo de escrita abaixo do aluno Bruno e assinale a alternativa em que indica e descreve a hipótese de escrita apresentada pelo aluno, segundo o referencial teórico de Ferreiro e Teberosky. Observe que em algumas alternativas, a hipótese de escrita se repete. Assim, atente a coerência da descrição da hipótese:



a) O aluno Bruno apresenta uma hipótese silábica, no momento de escrita das palavras, utilizou uma letra para representar cada sílaba da palavra. No caso das palavras que tem apenas uma sílaba ele optou por usar duas letras, provavelmente por considerar que não é possível escrever palavras com uma única letra.

b) O aluno Bruno apresenta uma hipótese pré-silábica, ou seja, não faz correspondência entre escrita e pauta sonora nem no eixo da quantidade, pois o número de letras não equivale ao número de sílabas nem de fonemas, nem no eixo da qualidade, uma vez que as letras escolhidas não correspondem aos fonemas que ele precisaria representar.

c) O aluno Bruno apresenta uma hipótese alfabética, ou seja,apresenta todas as relações entre grafemas e fonemas, em alguns momentos até com dificuldades ortográficas. A preocupação não está em perceber os sons da fala e grafá-los, mas, sim, escrevê-los de forma convencional (ortograficamente correta).

d) O aluno Bruno apresenta uma hipótese silábica, ou seja, preocupa-se apenas com o aspecto quantitativo, marcando uma letra qualquer para representar cada sílaba da palavra, o que corresponde a um estágio silábico de quantidade.



e) O aluno Bruno apresenta uma hipótese silábica, ou seja, na medida em que começa a utilizar, na escrita das sílabas das palavras, letras que possuem uma correspondência com os sons representados, ele está na fase silábica de qualidade.



Respostas

respondido por: Rafinha19902010
8
Olá! Você encontrou a resposta?

Perguntas similares