explique como foi fundada a Igreja Anglicana porque o conflito entre a igreja católica e Anglicana ?
Respostas
Resposta:Causas da reforma anglicana
Henrique VIII se aproveitou da fragilidade da Igreja para ampliar seu poder. Para tanto, primeiramente pediu a anulação de seu casamento com Catarina de Aragão, tia de Carlos V, imperador do Sacro Império.
O Historiador Cláudio Vicentino, no seu livro História – Memória Viva, afirma que a questão da anulação do casamento de Henrique VIII foi apenas um pretexto para apoderar-se das terras da Igreja Inglesa, retirando assim a base do poder temporal da Igreja.
Henrique sabia que dificilmente a Igreja anularia seu casamento, pois os Habsburgos (família influente e com muitos soberanos na Europa) combatiam o movimento reformador e o papa não iria criar problemas para o sistema de poder internacional que o ajudava na luta contra a “heresia protestante”. Foi o que aconteceu. A Igreja Católica não anulou o seu casamento.
Retrato em óleo de Henrique VIII, o incentivador da reforma anglicana.
Henrique VIII
Diante desta negativa, Henrique VIII foi ao Parlamento e disse que seu casamento era uma questão de Estado, pois envolvia a sucessão ao trono e era inadmissível que um poder fora da Inglaterra (poder papal) se acreditasse capaz de decidir um assunto de competência do Estado. O Parlamento apoiou o rei que, em 1534, criou o Ato de Supremacia.
Por esse ato, foi criada uma Igreja do Estado, a Igreja Anglicana, os bens da Igreja Católica em território inglês foram confiscados e ficou definido que a autoridade máxima dessa nova instituição religiosa seria o rei, porém delegando esse função ao Arcebispo de Cantu
Explicação: