Respostas
Resposta:
Para Platão, o mundo real não estava na dimensão em que vivemos, sensível, mas sim na dimensão inteligível,
das ideias ou formas. Assim, a ideia ou forma de “bem” ou “justiça” estava também na dimensão inteligível. Quando é narrada
a Alegoria da Caverna, o prisioneiro se vê forçado a voltar para comunicar aos que ali ainda se encontravam presos a correntes
que a realidade que viam era falsa, apenas uma aparência. É o correto uso do intelecto, então, que permite que o sujeito ajuste
o seu olhar para as formas e possa contemplá-las. Isso o faz conhecer e diferenciar o certo do errado e, conhecendo o bem
e agindo em conformidade a ele, viver uma vida ética: boa, justa e feliz.
Explicação:
Para Platão, a felicidade plena é atingida quando paramos de nos deixar levar pelo mundo dos sentidos e começamos a levar uma vida pautada pela Razão, tão eticamente quanto no processo do conhecimento.
A ética platônica tem relação firme com sua teoria de alma. A alma humana, em Platão, é uma alma caída. Nos livros IV e IX de A República o filósofo diz que a alma é tripartida: concupiscível (sensual), irascível (impulsos e afetos) e racional:
- A parte apetitiva (ou concupiscente) (epithymetikón) requer a virtude da temperança (sophrosýne) – avaro é o homem que se deixa levar pela parte concupiscente.
- A parte irascível (thymoeidés) requer a virtude da coragem (andría) - - ambicioso é o homem que se deixa levar pela irascibilidade.
- A parte racional (loghistikón) requer sabedoria ou prudência (phrónesis) - - estudioso é o homem que se deixa levar pela parte racional
No Timeu, Platão ainda atribui localizações corpóreas: a razão na cabeça, a coragem no coração e a parte mais baixa no fígado.
A “justiça” nada mais é do que a harmonia entre estas três partes e isto vale tanto para o indivíduo quanto para a cidade:
- VIRTUDES DA CIDADE = VIRTUDES DO INDIVÍDUO.
Para saber mais sobre filosofia grega: brainly.com.br/tarefa/9284703