• Matéria: História
  • Autor: polazBR
  • Perguntado 8 anos atrás

qual era a proposta de Simón Bolivar para a america independente e porque ela deu errado???

Respostas

respondido por: klf512002
15
Nações livres, sem o comando das metrópoles da época;Independentes, tanto política como economicamente;União dos povos, tanto com objetivo de formar blocos, sejam políticos ou econômicos, como para discutir problemas de ordem mundial.


Porém, nem tudo foi como Bolívar gostaria que fosse. Com o decorrer do tempo, a situação não era das melhores, começaram a surgir divergências nas propostas políticas, muitos criticavam a Simón o seu modo de governar, além de a Espanha continuar a mandar tropas para a América.

Desse modo, os ideais iniciais de Simón começaram a se desvirtuar. O seu modo de governo já se aproximava mais de um autoritarismo do que uma democracia. O poder demasiadamente centralizado se fazia necessário, mas descaracterizava a federação que tanto desejava[7]. Ele via a América muito fraca ainda, e precisava desse mando único do governo: "...Cada dia torna-se pior o sul da América; no dia em que eu deixar o Peru ele volta a se perder: porque não há homens capazes de sustentar o Estado...".

Além do mais, via que não estava sendo possível mais vencer a guerra contra os espanhóis sem uma ajuda externa, procurando algum diálogo com a Inglaterra, o que também contrariava suas ideias, pois a Inglaterra também era uma metrópole e seu modo de governo era uma Monarquia, o qual Bolívar era contrário, além do risco de pedir ajuda a um país que tinha grande relacionamento com a Espanha. Seus propósitos foram se tornando cada vez mais difíceis de serem atingidos.Nações livres, sem o comando das metrópoles da época;Independentes, tanto política como economicamente;União dos povos, tanto com objetivo de formar blocos, sejam políticos ou econômicos, como para discutir problemas de ordem mundial.


polazBR: nossa valeu mesmo!!!!
respondido por: Lelemisteriosa
0

Resposta:

Para Bolívar, as nações independentes deveriam se unir , garantindo a proteção contra investidas estrangeiras e o fortalecimento dos laços econômicos, facilitando o desenvolvimento local. No entanto, as divergências políticas e o desejo de ampliação do poder das elites locais levaram a fragmentação da Grã-Colômbia, que hoje conhecemos como Venezuela, Equador e Colômbia.  

Perguntas similares