• Matéria: História
  • Autor: glendastefane0
  • Perguntado 9 anos atrás

depois das expediçoes feitorais e extraçoes do pau-brasil como ocorreu e se desenvolveu entre os portugueses e indigenas????

Respostas

respondido por: SkyWarrior
2
Por um momento, o Brasil ficou abandonado por não terem encontrado metais preciosos e especiarias em alta na época, essências para o sistema mercantil da Europa na época.

Quando houve o primeiro contato entre europeus e indígenas, como descrito na Carta de Pero Vaz de Caminha, o primeiro sentimento foi de choque ao se ver culturas tão diferentes. Mas desde o primeiro momento o europeu teve a visão eurocêntrica, considerava o indígena inferior.

E tanto o é que levaram os indígenas a um trabalho de quase escravidão na extração do pau-brasil e no cultivo da cana-de-açúcar, tudo por bugigangas como facas, espelhos, tecidos e serras. A relação entre indígenas e europeus foi tencionada, já que conflitos entre europeus e nativos eram frequentes (o que você faria se um dia um monte de desconhecidos te capturariam, roubassem seus pertences, levassem como escravos seus parentes e o ridicularizasse?).

Além disso, o trabalho exaustivo e as doenças desconhecidas trazidas pelos europeus causou a morte de boa parte das comunidades indígenas. E os índios que restaram estavam já fragilizados, de modo que substituíram-no pelo africano.

Por conta dessa colonização exploratória, até hoje comunidades indígenas têm dificuldades para serem aceitas e ter suas terras e direitos plenamente reconhecidos, apesar de serem um dos pilares do povo brasileiro.

Era isso que você queria? Espero ter ajudado! Até mais!

glendastefane0: obg
Perguntas similares