• Matéria: Biologia
  • Autor: matheusjum
  • Perguntado 9 anos atrás

1) Qual a principal diferença com a relação de peixes ósseos e cartilaginosos?


2) A respiração dos peixes é do tipo branquial. Explique resumidamente o seu funcionamento?


3) Diferencie,citando algumas características morfofisiológicas, peixes cartilaginosos de peixes ósseos ?

4) oque são alevinos?

5) Analisando um peixe ósseo, um estudante verificou a presença de uma bexiga natatória e de linhas laterais nos dois lados do corpo do animal. Quais as funções dessas estruturas ?

6) Do ponto de vista da reprodução, por causa da variação na forma de nascimento dos filhotes, os peixes podem receber alguns tipos de classificação. Quais são elas? como elas funcionam?

7) Porque os peixes tem os olhos sempre abertos?

Respostas

respondido por: fanyhwang
4
1) Podemos diferenciar pelo esqueleto. Os peixes cartilaginosos tem o esqueleto constituído por cartilagem. Os peixes ósseos tem o esqueleto constituído por ossos. 

2) As brânquias são constituídas por filamentos delgados revestidos por um epitélio simples com rede de capilares sanguíneos. As trocas gasosas (O2 e CO2) se dão por difusão entre a água ambiente e o sangue dos capilares. 

3) Brânquias (peixes ósseos tem uma membrana, e os cartilaginosos tem brânquias expostas), escamas (cartilaginosos tem escamas placoides de origem dérmica e epidérmica, os ósseos tem escamas de origem dérmica), boca (cartilaginosos tem uma ventral, e ósseos tem sua boca na região anterior do corpo), reprodução (ósseos possuem fecundação externa, cartilaginosos possuem clásper, que auxilia na reprodução interna), cartilaginosos tem cloaca, peixes ósseos tem bexiga natatória. 

4) São peixes recém saídos do ovo e que já reabsorvem saco vitelino logo após o nascimento. 

5) A função da bexiga natatória é reduzir a densidade do corpo, permitindo que o peixe flutue ou afunde na água. A linha lateral tem função sensorial. Ela tem pequenos orifícios com células sensoriais que captam vibrações da água. Faz com que perceba modificações da pressão ou movimentos da correnteza. 

6) A fecundação externa origina peixes ósseos, e a interna origina cartilaginosos. Na externa, a fêmea e o macho liberam os gametas na água. Após a fecundação, forma-se o zigoto. Algumas espécies tem o desenvolvimento indireto, com larvas (alevinos). Na interna, o macho introduz seus espermatozoides no corpo da fêmea, onde os óvulos são fecundados. O desenvolvimento é direto, originando filhotes que já nasceram com o aspecto de adulto, só que menores. 

7) Porque eles não tem pálpebras. 
Perguntas similares