Respostas
1º passo – Calcular a área
Para calcular a quantidade de mosaicos para um pavimento ou a quantidade de azulejos para paredes devemos primeiro calcular a área do chão ou das paredes. Em salas, quartos ou divisões rectangulares o cálculo é fácil, basta multiplicar o comprimento pela largura. Por exemplo, uma sala rectangular em que os lados medem 6,5m e 4,2m tem de área 27,3m2. Quando as divisões não têm um formato rectangular, tendo por exemplo, um formato de L ou de T, uma técnica para calcular a área consiste na divisão do espaço em vários rectângulos. Depois é só calcular a área de cada um e somar.
De modo semelhante se pode calcular a área de paredes onde se pretende fazer um revestimento com azulejo, multiplicando a altura pretendida pelo comprimento em cada parede e somando depois todas estas áreas.
2º passo – Calcular a quantidade de mosaicos
Calculada a área, será necessário escolher o tipo de mosaico ou azulejo. Resta depois saber quantos mosaicos serão necessários. Na maior parte das caixas de material é feita a referência à quantidade aproximada de metros quadrados por caixa. Nestes casos divide-se a área do local pela quantidade de cada caixa, decidindo o número de caixas necessárias.
E se quisermos saber a quantidade de mosaicos necessária?
Para responder a esta questão construímos uma calculadora de mosaicos em Excel que pode ajudar. Temos duas opções disponíveis: mosaicos quadrados e mosaicos rectangulares. Para calcular a quantidade de mosaicos necessária basta introduzir a área do local e as medidas do mosaico. Será dada a quantidade de mosaicos a adquirir, que nunca deve ser comprada “à justa”. Os cortes, as quebras e as eventuais futuras substituições são pontos a considerar, pelo que deve adquirir sempre mais do que o necessário.