• Matéria: Português
  • Autor: lucassperandio1
  • Perguntado 8 anos atrás

(UFJF - adaptada) Leia o poema a seguir, de Carlos Drummond de Andrade.



Confidência do Itabirano



Alguns anos vivi em Itabira.

Principalmente nasci em Itabira.

Por isso sou triste, orgulhoso: de ferro.

Noventa por cento de ferro nas calçadas.

Oitenta por cento de ferro nas almas.

E esse alheamento do que na vida é porosidade e comunicação.



A vontade de amar, que me paralisa o trabalho,

vem de Itabira, de suas noites brancas, sem mulheres e sem horizontes.



E o hábito de sofrer, que tanto me diverte,

é doce herança itabirana.



De Itabira trouxe prendas diversas que ora te ofereço:

esta pedra de ferro, futuro aço do Brasil;

este São Benedito do velho santeiro Alfredo Duval;

este couro de anta, estendido no sofá da sala de visitas;

este orgulho, esta cabeça baixa…



Tive ouro, tive gado, tive fazendas.

Hoje sou funcionário público.

Itabira é apenas uma fotografia na parede.

Mas como dói!

Carlos Drummond de Andrade



Assinale corretamente a opção cujo verso explica o título do poema.

Escolha uma:
a. “este São Benedito do velho santeiro Alfredo Duval;”
b. “Noventa por cento de ferro nas calçadas.”
c. “Por isso sou triste, orgulhoso: de ferro.”
d. “[...] de suas noites brancas, sem mulheres e sem horizontes.”











(UFPR Litoral - adaptada) Leia, a seguir, estes poemas de Gregório de Matos.



Soneto 1

O todo sem a parte não é todo,

A parte sem o todo não é parte,

Mas se a parte o faz todo, sendo parte,

Não se diga, que é parte, sendo todo.



Em todo o Sacramento está Deus todo,

E todo assiste inteiro em qualquer parte,

E feito em partes todo em qualquer parte,

Em qualquer parte sempre fica o todo.



O braço de Jesus não seja parte,

Pois que feito Jesus em partes todo,

Assiste cada parte em sua parte.



Não se sabendo parte deste todo,

Um braço, que lhe acharam, sendo parte,

Nos disse as partes todas deste todo.





Soneto 2

Carregado de mim ando no mundo,

E o grande peso embarga-me as passadas,

Que como ando por vias desusadas,

Faço o peso crescer, e vou-me ao fundo.



O remédio será seguir o imundo

Caminho, onde dos mais vejo as pisadas,

Que as bestas andam juntas mais ornadas,

Do que anda só o engenho mais profundo.



Não é fácil viver entre os insanos,

Erra, quem presumir que sabe tudo,

Se o atalho não soube dos seus danos.



O prudente varão há de ser no mundo,

Que é melhor neste mundo em mar de enganos

Ser louco cos demais, que ser sisudo.



Com base nos dois sonetos, analise as seguintes afirmativas.



1. A insistência em uma das mais conhecidas formas de liricidade, que é o soneto, deixa explícita a influência clássica na obra do poeta.

2. Ambos os poemas ilustram a tonalidade sarcástica e pessimista típica do Barroco.

3. No poema 1, há um jogo simbólico de metonímias e paradoxos com os quais o
eu lírico argumenta a aceitação da tradição religiosa com indagações renovadoras.

4. No poema 2, o eu lírico faz um balanço de sua experiência existencial, desdenhando sua própria loucura.



É correto apenas o que se afirma em

Escolha uma:
a. 3 e 4.
b. 1, 2 e 3.
c. 2, 3 e 4.
d. 1.
e. 1 e 3.

Respostas

respondido por: lindonjonshon20
4
Resposta para a Questão 1 letra C.

joaolopesbarra: a) 1 questão b) 2 questão c) 3 questão
respondido por: faguiarsantos
1

Olá! Espero ajudar!

O Poema "Confidência do Itabirano " de Carlos Drummond de Andrade traz a temática da influência do meio na formação do indivíduo. O Eu-lírico fala de sua cidade natal e de como suas características pessoais decorrem de ter lá nascido.

A resposta correta é letra c - “Por isso sou triste, orgulhoso: de ferro.”

Nesse verso ele compara os traços de sua personalidade ao ferro, que seria a principal fonte de riqueza da cidade de Itabira


Gregório de Matos foi um dos principais poetas do Movimento Barroco que se caracterizou pelo uso de figuras de linguagem como antítese, paradoxo, hipérbole e metáfora, o conceptismo (jogo de idéias) e o cultismo (jogo de palavras) a fim de construir uma linguagem subjetiva, carregada de emoção e dualidade.

A resposta correta é c. 2, 3 e 4.


Perguntas similares