A Unidade Real de Valor (URV) foi o primeiro passo do que viria a ser o Plano Real. Foi instituída logo após um ajuste fiscal emergencial para reduzir os gastos públicos. A diferença entre o plano Real e dos outros tantos já criados para domar a inflação é que o Plano Real sacrificava os gastos públicos - enquanto os demais penalizavam o setor privado. A URV não era uma moeda. Era um índice calculado diariamente pelo Banco Central e que oscilava como o dólar. Servia para reajustar preços e salários para que ambos caminhassem no mesmo compasso. À época, a inflação no Brasil estava em mais de 5.500% ao ano. A intenção era fazer com que, após alguns meses em que a URV servisse como referência de preços para a população, se tornasse moeda - o real. A moeda corrente naqueles tempos era o cruzeiro real. Todos os cálculos eram feitos em URVs, mas pagos em cruzeiro real. Fonte: Acesso em 12 abr. 2016
O texto acima é uma breve descrição da transição para o plano ainda em vigor nos dias atuais. Dentre as medidas adotas no plano Real, estão:
A redução dos gastos públicos e tabelamento de preços.
B criação da URV como unidade de conta e a criação dos fiscais do Sarney. C redução dos gastos públicos e criação da URV como unidade de conta. D criação dos fiscais do Sarney e confisco da poupança. E tabelamento de preços e confisco da poupança.
Respostas
respondido por:
42
Correta letra C, fechei a Apol tirei 100.
jackebitt:
Obrigada ;)
respondido por:
12
Resposta:
letra C. 100% APOL
Explicação:
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás