• Matéria: Filosofia
  • Autor: vanessaportela8
  • Perguntado 8 anos atrás

como os realistas compreendem a educação?

Respostas

respondido por: paulajoyce1234
3
O presente trabalho de pesquisa científica, inserido na disciplina de Filosofia de Educação, visa essencialmente abordar o Realismo Educacional começando pela antiguidade Clássica (Aristóteles), e seguindo pela Idade Média (São Tomás de Aquino), Idade Moderna (Francis Bacon, John Locke, Rousseau, Pestalozzi, Herbert, Spencer, Froebel) até a Idade Contemporânea (Whitehead, Russell e Maria Montessori).
Neste contexto, é nossa tarefa saber: Quais são os contributos que o realismo educacional trouxe para o progresso do sistema educacional.
Neste sentido, o objectivo desta abordagem é compreender, sobretudo, como é que o realismo encara a educação e que tipo de currículo propõe.
Para a concretização deste trabalho, usamos os métodos: racional, (que nos permitiu abstrair com vista a encontrar os fundamentos filosóficos do realismo educacional) análise comparativa (que nos permitiu estabelecer uma analogia ou comparação do realismo ao longo das varias Idades) e a hermenêutico, (que visou interpretar e compreender os textos que tornaram possível este trabalho).
Assim, o trabalho está estruturado da seguinte forma: Introdução (onde de forma breve resumimos o assunto a tratar); Desenvolvimento (que contém o Corpus do texto propriamente dito, onde merecem destaquem as várias fases por que o realismo passou, suas características e suas finalidades) e a Conclusão (onde damos o nosso contributo em relação ao que se percebeu durante a viagem feita ao mundo do realismo educacional
Perguntas similares