Respostas
Esses são os termos descritivos da circulação da água na superfície do globo terrestre, constituindo o que se pode chamar de reciclagem da água. A origem do ciclo da água é conseqüência da existência da água na Terra e da ação da energia fornecida pelo sol na forma de radiação. Compete também à energia solar manter a água nos três estados físicos: sólido, liquido e gasoso. A ação da energia solar e dos ventos fazem com que toda a água na superfície do globo terrestre se mantenha em constante movimento.
Todas as fases do ciclo da água estão ocorrendo simultânea e continuamente, só que em lugares distintos. Excesso da água em uma região provoca enchentes e falta de água em outra região ocasionam estiagem prolongada ou secas de grande duração como as que ocorrem no nordeste do Brasil.
As fases principais do ciclo da água na superfície da terra são: evaporação e evapotranspiração (respiração das plantas), condensação e sublimação, transporte atmosférico pelos ventos, precipitação liquida ou sólida (chuva, neve, granizo), escoamento superficial, sub-superficial e subterrâneo, armazenamento da água no solo e retorno da água para a atmosfera pela evaporação dando prosseguimento à realização de um novo ciclo.