• Matéria: História
  • Autor: dudah25055
  • Perguntado 9 anos atrás

Com base na leitura do texto, organize uma linha do tempo intitulada "A crise do Império romano e as migrações germânicas".

Anexos:

Respostas

respondido por: makmorales
75

Olá,

Podemos organizar uma linha do tempo com o nome  "Crise do Império romano e as migrações germânicas" da seguinte forma:

Século I: surge o Império Romano no ano de 27 a.C em um período conhecido como a Pax Romana, que iria durar até o ano de 180 dC. Esse período é marcado pela estabilidade e do grande poderio da maquina de guerra imperial. Otávio Augusto foi o primeiro imperador.

Século II: no ano de 117 d.C o Império romano encontrou a sua máxima extensão territorial, durante o governo do imperador Trajano possuindo grande parte da Europa, parte da Inglaterra, Norte da África, Península Grega e vastos territórios no Oriente. Da mesma forma, foi no final do século II d.C que conflitos internos começaram a ruir o poder de Roma, sendo que já havia conflitos com tribos germânicas nas fronteiras do norte imperial.

Século III: Agrava-se a crise no Império romano, que possuía origem fiscal, tributária e por uma série de conflitos e disputas internas. Diocleciano (governou de 284 até 305 d.C) tentou realizar um controle dessas crises, e houve uma expansão de cidadania à todos os habitantes do Império, sendo que houve divisões do Império. O cristianismo ganhou muita forma nesse século.

Século IV: Constantino realizou uma unificação do Império, e com suas batalhas foi capaz de reacender mais uma vez o poder de Roma sob o mundo. Também foi o primeiro imperador cristão, e o cristianismo que muito havia dividido e criado intensos conflitos, agora era usado como aliado para unir os povos que viviam no império. El enfrentou com eficiência a crise no Império Romano, mas após sua morte ocorreu a divisão final em 376.

Século V: uma sucessão de conflitos no Império Romano da porção ocidental, além da própria prosperidade do império Oriental (bizantinos), com o advento de intensas invasões bárbaras colocaram fim no império romano no ano de 476 d.C. Vale dizer que desde o fim da Pax Romana começou a surgir uma crise que foi se alargando, devido a falta de mão de obra escrava.

Abraços!

Perguntas similares