No ciclo de vida de uma rã com estágio larval, a metamorfose é um acontecimento marcante.
A/ Como costuma ser chamado a larva das rãs?
B/ O que é a metamorfose?
C/ Cite algumas diferenças importantes entre a larva e a rã adulta.
D/ Por que a rã depende de um ambiente aquático ou terrestre bastante úmido para reproduzir-se ?
Respostas
B) A metamorfose é um processo de transformação morfológica e fisiológica sofrida por um organismo como uma adaptação ao seu futuro nicho ecológico, habitat e relações ecológicas. Nos anfíbios, a metamorfose é orientada pelo hormônio tiroxina, produzido pela tireóide.
+ Curiosidade:
Alguns anfíbios pertencentes ao gênero Ambystoma podem não completar sua metamorfose, devido à falta de tiroxina.Isso pode ser comprovado porque quando o hormônio é fornecido à larva, esta completa normalmente o seu desenvolvimento. Esse caso onde a metamorfose não se completa é chamado de Neotenia ( neos=novo; tenein= estender-se) ou Pedomorfose (pedos= criança).
C) Larva
* Respiração do tipo branqueal e cutânea;
* Possui linha lateral ( relacionada à formação de cardumes);
* Coração bicavitário;
* Cauda desenvolvida;
* Não possui língua e nem pálpebras;
* Não possui membros desenvolvidos;
*Alimentação onívora.
Adulto
* Respiração pulmonar e cutânea;
* Sem linha lateral;
* Coração tricavitário;
* Membros desenvolvidos;
* Alimentação carnívora.
Essa diferença ocorre porque durante o desenvolvimento do animal, há uma regressão da cauda e das brânquias, ao passo que o pulmão e os membros anteriores e posteriores se desenvolvem. Além disso, pode-se verificar o encurtamento do intestino e alongamento da boca. Ademais, os adultos desenvolvem uma língua que é colada ao assoalho bucal na porção anterior e também pálpebras, glândulas lacrimais (relacionadas à lubrificação do globo ocular, pode ser entendida como uma adaptação ao meio terrestre) e membrana nictitante.
D) Porque a rã, assim como todos os anuros, possuem fecundação externa, ou seja, os gametas femininos e masculinos se encontram no meio ambiente, que é aquático.
A) As larvas das rãs costumam ser chamados de girinos. Os girinos são as larvas de rãs adultas o anuros, eles tem um formato parecido com o de peixe, não possui nenhuma categoria de membro, possui uma cauda e brânquias para respirar.
B) Metamorfose é o termo utilizado para se referir à uma mudança drástica ocorrida no corpo ou no nicho ecológico de algumas espécies. Pode-se ter o exemplo da metamorfose dos girinos quando se tornam adultos.
C) As diferenças entre a larva e o girino são: a larva (girino) não possui nenhum membro, já a rã tem membros a exemplo das pernas, a função da boca para ambos é diferente, pois, para o girino a boca serve para comer algas e filtrar água, já para a rã, pelo processo de metamorfose, essa boca serve para comer insetos.
D) A rã depende de um ambiente aquático ou terrestre úmido para se reproduzir, pois, essa categoria de animal faz o processo de respiração cutânea, ou seja, é necessário que sua derme sempre esteja hidratada. Além do fato que os girinos só conseguem se desenvolver na água.
Para saber mais sobre este assunto: https://brainly.com.br/tarefa/1521651