Respostas
O manto é a segunda camada da Terra, localizado entre a crosta e núcleo terrestres, com profundidades que vão de 30 km abaixo da crosta até 2.900 km e temperaturas que chegam a atingir os 2.000 ºC nas regiões mais profundas. Sua composição predominante é formada por silicatos de ferro e de magnésio. O manto é a maior das camadas terrestres, com 83% do volume do planeta e 67% de sua massa.
Existe uma pequena e fina camada intermediária que separa o manto da crosta terrestre, é a descontinuidade Mohorovicic ou, simplesmente, descontinuidade de Moho. Nela, ocorrem processos de derretimento de rochas e solidificação do magma, que originam as rochas ígneas.
Além de Moho, existe ainda outra descontinuidade que, desta vez, separa o manto do núcleo da Terra, caracterizada por apresentar uma maior liquidez e uma composição mineralógica intermediária entre os elementos componentes do núcleo e aqueles componentes do manto. Ela recebe o nome dedescontinuidade de Wiechert-Gutenberg.
O manto terrestre é dividido em duas partes, uma interna e outra externa. A diferença básica entre elas encontra-se na temperatura e na composição física, uma vez que o manto superior é mais “frio” e pastoso, e o inferior é mais quente e liquefeito. Além disso, em razão da força da gravidade e da pressão, a densidade do manto inferior é bem superior e as movimentações dos fluidos são mais intensas.
Na camada do manto existem as chamadas correntes de convecção, que são movimentações cíclicas e circulares que ocorrem com o material plástico que o compõe. Esse movimento é lento, porém exerce uma pressão elevada sobre a crosta terrestre, propiciando a ocorrência de eventos como a movimentação das placas tectônicas, terremotos e vulcanismos.
Resposta:
Explicação:
O MANTO SUPERIOR É A PARTE MAIS EXTERNAS DO MANTO CONTSTITUÍDA POR MATERIAIS EM MENORES TEMPERATURAS
E O MANTO INFERIOR É A CAMADA INTERNA DO MANTO MAIS PRÓXIMA DO NÚCLEO.AS TEMPERATURAS SÃO MAIS ALTAS E O MATERIAL É MAIS LÍQUIDO