• Matéria: Sociologia
  • Autor: Robertooh
  • Perguntado 9 anos atrás

Segundo a frase: "Mulheres trabalham mais do que os homens", a mudança na distribuição do trabalho domestico passa por uma coisa complexa, uma redefinição das relações entre homens e mulheres, uma parceria muito mais equilibrada entre os sexos no âmbito das famílias?

Respostas

respondido por: gabilusrezende
2
Bom, responderei a perguntei de uma forma pessoal e também analisando a mulher no mercado de trabalho. Há muitos anos atrás, as mulheres ficavam em casa e tinham papel secundário na sociedade. Não tinham muita liberdade para pensar, agir e trabalhar. Porém, com o surgimento de máquinas e a necessidade de aumentar cada vez mais a produção, logicamente crescendo também o lucro, as mulheres puderam sair de suas casas e trabalharem durante horas e horas.
O grande problema é que a igualdade de salários ainda é um sonho, e mulheres continuam ganhando menos realizando as mesmas atividades dos homens. Outro problema que não podemos esquecer é que o equilíbrio entre a posição do homem e mulher ainda não foi totalmente resolvida, visto que a maioria das mulheres saem de seus trabalhos e ainda fazem as tarefas domésticas como cozinhar, lavar, e etc. Nesse caso, a mulher acabou adquirindo uma jornada dupla de serviço e tendo que viver sob as amarras sociais, machistas e limitadoras da sociedade. As demandas da casa, como limpar e arrumar, por exemplo, são dos moradores e isso inclui todos, porém a "jornada dupla" ainda persiste nos dias de hoje, mesmo com alguns avanços já concluídos.

gabilusrezende: Espero ter ajudado!
Robertooh: AS
Robertooh: Ajudou muito, agradeço demais :D
gabilusrezende: por nada :)
Perguntas similares