• Matéria: Pedagogia
  • Autor: marilliasenrra
  • Perguntado 9 anos atrás

1ª QUESTÃO
O consumismo pode ser entendido como uma ocorrência desastrosa para a sociedade humana, ocasionando uma cultura do modismo, do consumo desenfreado e do descartável. E as crianças não estão livres deste cenário, pois, na atualidade, se tornaram as principais vítimas do consumismo e, por consequência, os brinquedos e o impacto que tal teve na vida das crianças sofreram modificações, principalmente pela intensa necessidade consumista que a alimenta. Sobre este assunto, leia as afirmativas e considere V para as verdadeiras e F para as falsas.

( ) A partir das transformações sociais, do desenvolvimento e aprimoramento das tecnologias de informação e comunicação, verifica-se também a intensificação do uso de videogames e computadores que muitas vezes são utilizados de forma inadequada, ou seja, a criança passa muitas horas durante o dia na frente de computadores ou jogando videogames e, com isso, não se movimentam de forma a contribuir para o seu desenvolvimento saudável.

( ) Promover oficinas em que as crianças sejam desafiadas a confeccionar os próprios brinquedos é uma ação que favorece o combate ao consumismo. Neste caso, o professor pode propor a utilização de matéria-prima do meio (folhas, pedaços de madeira, materiais recicláveis etc.). Ao participar desta proposta de atividade, a criança também desenvolve a imaginação e a criatividade.

( ) É importante considerar a escolha dos brinquedos, ou seja, é fundamental oferecer brinquedos prontos e que são apresentados na mídia como os mais atuais e modernos, sobretudo, os brinquedos que apresentam vários recursos, como por exemplo, uma boneca que já vem com frases prontas. Este tipo de brinquedo chama a atenção das crianças e são aconselháveis, já que a criança não precisa criar e recriar, apenas apertar um botão para o brinquedo falar.

( ) A família e as instituições escolares devem recuperar as brincadeiras tradicionais como forma de perpetuar a cultura infantil, criando e recriando o encantamento do lúdico. Isso significa recuperar as brincadeiras transmitidas de geração a geração, pois expressam valores e diferentes concepções. A escola pode desenvolver projeto de brincadeiras tradicionais, envolvendo a participação da família.

A sequência correta é:
ALTERNATIVAS

V, F, V, F.


V, V, F, V.


F, V, V, F.


F, F, V, V.


F, V, V, V.


marilliasenrra: podem me ajudar
dbarbosa: VVFV
19610102: Também coloquei VVFV
marilliasenrra: Obrigada
marilliasenrra: Como posso dar ponto para vcs
marisenarciso: VVFV
ablabreu1709: VVFV
lubarbozza: concordo
ermitadeolivei: RESPOSTA, B

Respostas

respondido por: giovannazirondi
10
Olá,

Como apresentado pela argumentativa presente no enunciado, o consumismo acarreta prejuízos e ônus à construção sociocultural, bem como a formação do caráter do indivíduo. Assim, encontramos as crianças como principais vulneráveis, haja vista que estas são suscetíveis a constantes bombardeamentos publicitários que incentivam a prática consumista. Embasados neste contexto, podemos realizar as seguintes afirmações:

Afirmação I - Verdadeira. A era informacional, bem como a substituição tecnológica dos brinquedos e artefatos recreativos fizeram com que mais crianças permanecessem diante as telas e diminuíssem a frequência de exercitação motora.

Afirmação II - Verdadeira. A instigação pelo ambiente que vive, bem como o conhecimento de novos materiais, além do despertamento de gostos e preferências durante a concepção personalizada e manual de um próprio brinquedo promove à criança o despertar de áreas sensoriais, bem como o desenvolvimento motoro e criativo, além do apego pessoal à sua criação, inviabilizando um rápido e fácil descarte.

Afirmação III - Falsa. Brinquedos instantâneos com resoluções e problemáticas já desenvolvidos e resolvidos inibem o agir criativo e imaginativo das crianças, uma vez que toda a fantasia se encontra rompida com o clique de um botão. Tal prática não incentiva um desenvolvimento saudável de sua compreensão fantasiosa e real e em nada tem de fundamental na recreação infantil.

Afirmação IV - Verdadeira. Brincadeiras e recreações antigas contavam com maior interação e contato interpessoal e humano, assim, a perpetuação de tais práticas instiga na criança um melhor compreendimento de suas relações, bem como o conhecimento de uma realidade além da sua, além da manutenção de fontes e referências familiares.

Assim, torna-se correta a sequência expressa na Alternativa B: V-V-F-V.

Bons estudos!
respondido por: thaissacordeiro
3

B: V-V-F-V.

O consumismo é um problema sério na sociedade atual, uma vez que as pessoas estão consumindo cada vez mais, sem se preocupar com o meio ambiente, que é um dos pontos principais para a qualidade de vida.

Com o crescimento desenfreado dessa atitude, faz-se importante que os pais e professores orientem as crianças a criarem os seus próprios brinquedos. O que permite uma redução do consumismo, além de ser uma atividade mais prazerosa, já que a criança vai atribuir mais valor ao objeto, pois foi ela quem criou.

Os pais, bem como a escola têm papel importante na redução do consumismo, deve ser realizado um trabalho em conjunto com diferentes recursos que trarão benefícios para todos.

Estude também sobre Educação Ambiental neste link https://brainly.com.br/tarefa/11884524.

Bons estudos!

Anexos:
Perguntas similares
7 anos atrás