• Matéria: Português
  • Autor: 99346328
  • Perguntado 8 anos atrás

qual a diferença entre o intemperismo físico e químico

Respostas

respondido por: anajuliazanotel
0
Intemperismo físico ou mecânico 

Conduzem à desagregação da rocha, sem que haja necessariamente uma alteração química maior dos minerais constituintes. Os principais agentes do intemperismo físico são variação de temperatura, cristalização de sais, congelamento da água, atividades de seres vivos. 

Intemperismo químico 

Implica transformações químicas dos minerais que compõem a rocha. O principal agente do intemperismo químico é a água. Os feldspatos e micas são transformados em argilas, ao passo que o quartzo permanece inalterado. quosas sobre o feldspato e sobre a mica biotita, leva à produção de argilas e à formação do solo. A principal argila formada é o caulim, que é branco quando puro, o que o acontece muito raramente. A cor vermelha do solo se deve aos óxidos de Ferro e Manganês liberados pela alteração da biotita e outros minerais que possuem estes elementos químicos em sua fórmula. 
respondido por: LohhKpayc
1

A água é hidrogênio e oxigênio que em contato com a rocha promove reações químicas ou seja, o solo das áreas úmidas é mais profundo pois predomina o intemperismo químico que quebra mais intensamente.

Já o intemperismo físico, vai ser uma desagregação mecânica relacionada a temperaturas diárias de alto grau que faz com que a rocha delate e contraia e na expansão e diminuição, ela é quebrada, consequentemente.

  • Se o clima é mais seco, o intemperismo dominante é Físico.
  • Áreas úmidas tem solos mais profundos, então é Químico.

Espero ter ajudado. Bons estudos.

Qualquer duvida entre em contato.

Perguntas similares