3)
No processo de educação moral saímos de um estado de heteronomia para um estado de autonomia. "Todas as pessoas precisam ser educadas para a convivência. O processo de aprendizagem supõe descentramento, um sair de si mesmo, tanto do ponto de vista da inteligência como da afetividade ou da moral. A descoberta do outro como um "outro eu" é fundamental para superar o egocentrismo". (ARANHA, M. L. de A. & MARTINS, M. H. P. Filosofando: Introdução à Filosofia. 4ª ed. Revisada. São Paulo:Moderna, 2009. p. 222).

Qual a diferença entre heteronomia e "autonomia"?

Alternativas:

a)
Heteronomia: quando o indivíduo depende da sociedade para agir, mas não tem clara consciência disso. É dependente e inconsciente.Autonomia: atitude do indivíduo que age apenas de acordo com suas próprias regras, uma vez que é livre.

b)
Heteronomia: atitude daquele que age de acordo com a moral de seu grupo social. Autonomia: atitude daquele que não precisa ter uma posição crítica diante das regras sociais e age de forma autônoma.

c)
Heteronomia: atitude da pessoa que age segundo influências externas, sem questionar as regras impostas. Autonomia: atitude do indivíduo que, pelo exercício racional e crítico, tornou-se realmente um sujeito moral autônomo.

d)
Heteronomia: atitude daquele que, embora não seja capaz de agir sem o auxílio dos outros, sempre age de forma ética. Autonomia: atitude daquele que, mesmo vivendo em sociedade é capaz de praticar seus atos sem o auxílio dos outros.

e)
Heteronomia: atitude do indivíduo que é livre para escolher suas ações, mas que é impedido pela constituição. Autonomia: característica daquele que atua de forma autônoma no mercado de trabalho (que não é funcionário de uma empresa).

4)
Sabemos que a moralidade cristã foi fortemente influenciada pela filosofia grega antiga de Sócrates e de Platão. Isso resultou numa concepção segundo a qual devemos cultivar os valores do espírito e, de certa forma, relegar a vida corporal a um segundo plano. Isso teve influência em todas as esferas da vida humana: estudo, lazer, trabalho, arte etc.

Segundo o dualismo material X espiritual proposto pela moral cristã é correto afirmar que:

Alternativas:

a)
É correto sempre confiar em nossos sentidos e em nossas emoções, que estão ligadas às partes superiores do homem. A razão pode nos levar a enganos.

b)
Somos verdadeiramente livres quando conseguirmos ver além daquilo que pode ser captado pelos sentidos, cultivando a vida espiritual.

c)
Somos verdadeiramente livres quando conseguirmos ver além daquilo que a razão indica, ou seja, somos livres quando agirmos de acordo com nossas paixões.

d)
As coisas materiais são desprezíveis e devem ser evitadas. Contudo uma vida baseada apenas no espiritual também não nos torna felizes.

e)
O bom uso das coisas materiais pode ser um meio para atingirmos o mundo espiritual. Na verdade, este é o único meio para alcançarmos o bem.

Respostas

respondido por: celosbrunetto
1
respostas das questões: 3C e 4B
Perguntas similares