Aristóteles, ao falar sobre o justo meio, afirma: "tais coisas [encontrar o justo meio] dependem de circunstâncias particulares, e quem decide é a percepção. Fica bem claro, pois, que em todas as coisas o meio-termo é digno de ser louvado". (ARISTÓTELES, Ética a Nicômaco.Livro I, cap. 7. 1098A 15. São Paulo. Abril Cultural, 1973. p. 256 – Coleção: Os Pensadores).
O que é virtude em Aristóteles?
Alternativas:
a)
É o meio-termo entre dois extremos (que são vícios). A vida virtuosa implica em uma constante e habitual recusa tanto o excesso quanto a falta (equilíbrio).
b)
Virtude consiste na vida racional (intelectual) por que todas as outras coisas são resultado dela (riqueza, saúde, fama, felicidade).
c)
É aquilo que nos torna felizes. Por isso, para alguns a virtude é a inteligência, para outros a fama, a honra ou a riqueza.
d)
Em Aristóteles, a virtude tem o mesmo sentido que na moralidade cristã, ou seja, é a atitude daquele que sempre age com boas intenções.
e)
A virtude é uma disposição de caráter para praticar atos de acordo com o que manda a tradição mítica da Grécia Antiga.
Respostas
respondido por:
1
Alternativa A: É o meio-termo entre dois extremos (que são vícios). A vida virtuosa implica em uma constante e habitual recusa tanto o excesso quanto a falta (equilíbrio).
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás