1)
Muito frequentemente as pessoas usam os conceitos "moral" e "ética" como sinônimos. Mas há diferenças significativas entre os dois conceitos. O esclarecimento destas diferenças não é apenas uma questão didática, mas pode nos ajudar na compreensão do próprio processo histórico de constituição dos valores que norteiam a vida humana. Um tipo de conhecimento que deve converter-se também na nossa interferência nesse mesmo processo histórico.

Em qual das alternativas abaixo temos uma clara distinção entre moral e ética?

Alternativas:

a)
Moral: reflexão sobre os costumes e princípios de ação de uma determinada sociedade. Ética: o conjunto de valores internalizados por um grupo de pessoas.

b)
Moral: é o conjunto de regras (ou deveres internalizados) que visam a organização de um grupo social. Ética: é a reflexão sobre noções e princípios que fundamentam a vida moral

c)
Moral: é um conjunto de valores construídos socialmente, ou seja, no convívio com outras pessoas. Ética: é um conjunto de valores filosóficos, decididos de forma subjetiva (relativos).

d)
Moral: é um conjunto de valores religiosos e espirituais. Ética: é um conjunto de valores filosóficos, ou seja, que passam pela análise e pela crítica racional.

e)
Moral: um padrão de comportamento de uma religião determinada (crenças dessa religião). Ética: é o padrão de comportamento estabelecido no Estado (laico).

2)
O filósofo Mário Sérgio Cortella afirma que "as questões éticas [...] estão ligadas também ao individualismo exacerbado e aos valores morais. Ao falarmos do "Eu quero o melhor", envolve o questionamento: "eu devo fazer tal coisa, para conseguir esse melhor?" Ou ainda, "eu posso fazer de tudo, sem pensar no convívio com os outros, pensar só no meu melhor?". Estas são decisões que envolvem valores morais e éticos" (Maria Del Carmen E. Ferreira) (adaptado). (Disponível em: http://pedagogiaaopedaletra.com/etica-na-familia-na-educacao-e-seus-reflexos-na-vida-em-sociedade/. Acesso em 26/02/15).

Leias as alternativas com atenção e responda: quais são as três dimensões em que definimos nossas escolhas na vida moral?

Alternativas:

a)
A dimensão do querer, a dimensão do dever e a dimensão do poder.

b)
A dimensão do saber, a dimensão do desejar e a dimensão do fazer.

c)
A dimensão do fazer, a dimensão do refletir e a dimensão do partilhar.

d)
A dimensão do poder, a dimensão do saber e a dimensão do refletir.

e)
A dimensão do trabalho, a dimensão do lazer e a dimensão religiosa.

3)
Em sua obra intitulada Política Aristóteles afirma: "uma vez que vemos ser toda cidade-estado uma certa comunidade e que toda a comunidade é constituída em razão de um bem [...] é evidente que todas as cidades-estados anelem um bem, sobretudo, a comunidade suprema, e que contém as restantes, visa ao supremo bem. É esta comunidade que se chama cidade-estado, e é ela a comunidade política".(ARISTÓTELES, Política [excertos 1252a – 1253b] [trad. José Veríssimo Teixeira da Mata] In: MARÇAL, J. (Org.). Antologia de Textos Filosóficos. Curitiba: Seed- Secretaria de Estado da Educação do Paraná, 2009, pag. 70.)

Quanto à concepção de "liberdade" para os filósofos gregos antigos, é correto afirmar que:

Alternativas:

a)
O homem só é verdadeiramente livre fora da polis (no espaço privado), ou seja, fora do convívio com outras pessoas.

b)
Para os filósofos gregos antigos não existe verdadeira liberdade. Tudo depende da vontade dos deuses do Olimpo.

c)
Podemos dizer que para os gregos só há liberdade no âmbito ético, já que na vida política tudo é determinado por leis.

d)
Segundo os filósofos gregos só podemos ser livres no âmbito da pólis, no espaço público, na companhia dos outros.

e)
Os filósofos gregos acreditavam que o homem nasce bom e a sociedade o corrompe. Por isso só é livre após a morte.

Respostas

respondido por: souzareal2005
1
OPÇÃO D
Segundo os filósofos gregos só podemos ser livres no âmbito da pólis, no espaço público, na companhia dos outros. 

Perguntas similares