• Matéria: Biologia
  • Autor: milahandrade201
  • Perguntado 8 anos atrás

formas de prevençao do cancer formas de tratamento?

Respostas

respondido por: MiSantos14
12
Atualmente, o câncer é a segunda maior causa de mortes por doença no mundo, sendo que 85% delas são evitáveis. No Brasil, são 46.700 mil novos casos registrados por ano. Porém, embora seja uma doença grave, o câncer nem sempre é fatal.

O que é câncer?- O câncer é uma doença causada pelo surgimento de células anormais no organismo, as quais se proliferam com rapidez, mas morrem lentamente, o que favorece o aumento do tumor.

Fatores de risco- Fumo, dieta inadequada, exposição a substâncias tóxicas, consumo de bebidas alcoólicas, infecções, exposição à radiação e/ou poluição, obesidade, sedentarismo, diabetes tipo dois, emoções e stress são alguns dos fatores considerados de risco na origem e no desenvolvimento da doença.

Algumas armas para a prevenção do câncer-

Alimentação saudável: Fornece nutrientes que fortalecem o sistema imunológico e que combatam os radicais livres (moléculas que favorecem o desenvolvimento do câncer).Hidratação adequada: bebidas como água filtrada e chá verde podem ajudar a prevenir o câncer.Sono de qualidade: combate os radicais livres e mantém a integridade do sistema imunológico.Emoções: por incrível que possa parecer, emoções positivas (como alegria) e manifestas (não reprimidas), também fazem parte do arsenal anticâncer, ao contrário das emoções negativas, que favorecem o desenvolvimento da doença.Exercícios físicos: Contribuem para melhorar a capacidade de defesa do organismo.
Podem aumentar a proporção de células NK na circulação e minimizar o risco de desenvolvimento de câncer em: mama, útero, ovário, colo do útero, vagina, aparelho digestivo, cólon, tireoide, bexiga, pulmão, sistema linfático, leucemia etc.
Mas atenção, os exercícios indicados para a prevenção do câncer são os moderados!
É preciso deixar bem claro que é possível prevenir o câncer adotando um estilo de vida saudável: alimentando e hidratando-se corretamente, praticando exercícios moderados com regularidade, dormindo bem, mantendo o stress sob controle, abstendo-se do cigarro, do álcool, das drogas, afastando-se das substâncias tóxicas, nutrindo bons sentimentos e praticando boas ações.
Porém, uma vez que a doença já está instalada, essas medidas por si só não são eficazes. Nesse caso, elas devem acompanhar o tratamento convencional, que é imprescindível e pode incluir radioterapia, quimioterapia e cirurgia.

Tratamento

O tratamento depende do tipo de câncer, do grau de metástase e de características individuais do paciente, como idade e histórico médico. Basicamente, existem três opções: a radioterapia, a quimioterapia e as intervenções cirúrgicas. Muitas vezes, utiliza-se uma combinação dessas três técnicas. Porém, nem sempre esses tratamentos conseguem eliminar completamente o tumor e as metástases.

Perguntas similares