• Matéria: Filosofia
  • Autor: valeriagomes492Val
  • Perguntado 9 anos atrás

Há uma busca incessante dos seres humanos pela essência da existência da vida, o que dá sentido à nossa presença neste mundo. Poderíamos até mesmo indagar: “Existem outros mundos?”. Estas são questões que envolvem a filosofia desde seu princípio. A espécie humana nunca conseguiu “dormir em paz” diante das dúvidas que cercam a existência em sua origem e destino além de nós. Afinal, somos a única espécie viva que tem consciência da morte. Heráclito (573 a 537 a.C.) indagava sobre a perenidade do homem e a eternidade do saber. Sobre este pensador temos a seguinte afirmação:

Heráclito foi emblemático. Ele é o responsável pela célebre frase: “um homem não pode se banhar duas vezes no mesmo rio”. Ou seja, o mundo vive um movimento constante. Tudo é mudança. Mas o que muda?
Quem foi um pioneiro nesse princípio foi Parmênides. Em sua série de poemas com o título “Da Natureza”, ele considerava que o conhecimento é o saber dos deuses. São eles que compreendem a lógica do que existe e sua função. O homem nomeia as coisas, mas não sabe sobre sua essência e o que ela é capaz de determinar.
Aqui temos mais um aprendizado fundamental. O saber é eterno, os homens não. Viver sem conhecer a importância da ciência, da essência de tudo, não é viver. Ou, se é, é existir sem dar um sentido à existência (AGUIAR, 2016, p. 25).

Assim, podemos considerar que a Filosofia tem um papel vital na formação do ser humano. Não é por acaso que ela se tornou uma disciplina obrigatória nos currículos do Ensino Fundamental e Ensino Médio, bem como no Ensino Superior em diversas áreas do conhecimento. Sobre a importância da Filosofia na formação do ser humano contemporâneo, julgue as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

Respostas

respondido por: deboracaroline2
2
Somente as afirmativas 2, 3 e 4 estão corretas.
Perguntas similares