• Matéria: Pedagogia
  • Autor: lorena201052
  • Perguntado 9 anos atrás

Estamos assistindo a uma crise social? Podemos definir este momento pela preocupação dos seres humanos com o imediatismo. Quando cresce o “cinismo” há uma
expressão da limitação humana em crer em valores mais elevados para o sentido da existência. Se amplia à materialidade. Na Filosofia, houve um tempo em que o cinismo, enquanto escola filosófica, ganhou força. Leia o excerto a seguir:

[...] Diógenes criticava [...] a demonstração de decadência da sociedade de seu tempo. As cidades dominadas pelos macedônicos eram voltadas aos interesses particulares e desprezavam os temas da unidade política [...]. Isto estava expresso na política tanto quanto no comportamento de cada um.
O cinismo cresceu, mas acabou se deturpando. Passou a ganhar a conotação de crítica, mas incorporado ao desejo de sucesso material [...]. Essa é uma linha do cinismo que chegou até nossos dias. Viver o hoje sem se preocupar com o amanhã, uma “filosofia de vida” expressa nas propagandas dos cartões de crédito da atualidade (AGUIAR, 2016, p.33).

Na citação, há relação entre o cinismo e a atualidade, na busca de uma resposta se estamos vivendo uma sociedade em crise ou não. Pela argumentação estabelecida acima, assinale a alternativa correta sobre esta indagação.
ALTERNATIVAS



Hoje vivemos em uma sociedade em que o planejamento de uma vida futura se propaga na prática da maioria dos seres humanos. Desta forma, a compreensão racional da vida ganha espaço sem a perda do valor subjetivo. Somos mais coerentes na atualidade na comparação com o passado.



Mesmo diante do incerto, há pouco espaço para o cinismo. O ser humano da atualidade é uma expressão da evolução promovida entre outros fatores, pelo desenvolvimento científico associado a valores elevados da importância da vida.



O imediatismo tem tomado conta da vida humana. Assistimos diariamente à relação direta com a busca do prazer imediato e a ameaça deste comportamento a valores mais elevados. O cinismo se expressa tanto na crítica como no desprezo à busca da essência mais profunda da existência humana.



A vida, na atualidade, é mais longa em comparação com o passado. Expostos à permanência do ser humano por mais tempo diante da natureza e de outros homens, passamos a abandonar a crítica imediatista, o apego à materialidade ínfima e nos debruçamos sobre elementos de maior vínculo com o futuro.



A Filosofia ganhou espaço e importância na vida das pessoas. Nota-se por todos os lados a multiplicação de leituras voltadas a visão mais lógica da existência. Estamos diante de um mundo marcado pelo saber permanente e a busca profunda do ser humano sobre o sentido de sua existência.

Respostas

respondido por: mylamoreno
47
O imediatismo tem tomado conta da vida humana. Assistimos diariamente à relação direta com a busca do prazer imediato e a ameaça deste comportamento a valores mais elevados. O cinismo se expressa tanto na crítica como no desprezo à busca da essência mais profunda da existência humana.
respondido por: Matheusieti
9

Olá!

A alternativa C está correta.

Partindo deste ponto, notamos que a crise social acaba desencadeando uma série de fatores negativos na sociedade, como as crises políticas, as desigualdades sociais, a necessidade de proteção as camadas segregadas e até mesmo problemas diretos na economia de um país.

Atualmente vivemos uma era de imediatismo devido as informações dinâmicas e constantes que nos são passadas através dos recursos tecnológicos, o que aumenta o cinismo, o individualismo, a competitividade e a necessidade de soberania, fatos comuns no capitalismo e na globalização.

Até mais!

Perguntas similares